Os 4 ps do marketing referem-se a produto, preço, praça e promoção. Também chamados de mix de marketing,  nas quatro variáveis ​​principais, outras podem ser adicionadas. Tudo depende da empresa, da marca ou do produto em questão. Em conformidade, todos os componentes de marketing devem se integrar perfeitamente a qualquer outra estratégia de crescimento que você desenvolver. Estas buscam liderança de custos, penetração no mercado, diversificação e até aquisição para construir uma base maior de consumidores.

O Modelo 4 ps de marketing

Produto

O primeiro dos quatro Ps refere-se ao produto. Ele pode ser um bem ou um serviço que atenda a uma necessidade ou desejo dos consumidores. Nesse sentido, os profissionais responsáveis pelo marketing precisam estar cientes de todo o ciclo de vida do produto. Ou seja, desde a ideia original até quanto tempo uma versão permanecerá no mercado. A saber, estar ciente do feedback do cliente em todas as etapas oferece a flexibilidade de fazer alterações que terão um grande impacto.

Preço

O preço cobre valor real que o usuário final deve pagar por um produto. Ele afetará diretamente a forma como o produto será vendido. Assim sendo,  está relacionado ao valor percebido do produto para o cliente, e não a um custo objetivo do produto em oferta. Ademais, o preço também pode ser afetado por planos de distribuição, custos e margens da cadeia de valor e como os concorrentes avaliam um produto rival. 

Praça

Como estratégia, a praça (ou colocação no mercado) se tornou um componente mais significativo do sucesso do marketing. Nesse sentido, envolve onde o produto é armazenado, e até mesmo onde é fabricado. Inegavelmente, a internet criou uma evolução de onde os produtos são vendidos e distribuídos, de pequenas empresas locais a globais. Essa estratégia também considera onde o produto é anunciado e em qual formato, incluindo comerciais, revistas, anúncios online e até mesmo em posicionamentos de produtos em novelas e filmes. Portanto, se refere à localização, distribuição e formas de entrega do produto ao cliente. 

Promoção

Como você vai promover este produto? Seja por meio de promoções, publicidade tradicional, marketing de eventos ou outra tática, você precisa garantir que sua estratégia de marketing seja apropriada para o produto, preço e cliente. Logo, a promoção é um elemento incrivelmente importante de qualquer campanha de marketing. É o combustível, o elemento final que pega seus melhores planos e os transforma em realidade. De fato, quando se trata de criar uma promoção para o seu negócio, você deve motivar o seu mercado-alvo. Coloque-se no lugar deles para descobrir como eles veem seus negócios.

 

Estes 4 Ps de Marketing são bastante úteis no momento de iniciar um negócio. É necessário que você tenha o conhecimento e habilidades necessárias para ter sucesso no seu empreendimento. Ao aprender sobre os 4 Ps de Marketing, você pode evitar certas armadilhas e ter um negócio de sucesso. Precisando de ajuda, entre em contato com a gente. Será um prazer ajudar.

Até a próxima!