KPIs (indicadores chave de desempenho) são ferramentas de medição que ajudam a determinar o nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo. Monitorar e medir regularmente seus KPIs permite, entre outras coisas, que você tome decisões com base em dados reais e defina as mudanças a serem feitas para melhorar o desempenho não só do seu site, mas dos negócios da empresa como um todo.
Os KPIs devem estar alinhados com os objetivos e categorias do seu site (blog, site de e-commerce, site vitrine, site institucional, etc.). Essas métricas não apenas o ajudarão a otimizar seu site, mas também o ajudarão a converter seus visitantes em clientes. Uma das ferramentas bastante utilizadas para tal é o Google Analytics para medir e coletar os dados de seu tráfego proveniente do Google.
KPIs para analisar e otimizar seu site
Tráfego mensal do site: indicador para acompanhar a evolução do tráfego
À medida que o site é alimentado com conteúdo de qualidade, a tendência é o aumento constante nesse indicador de desempenho. No entanto, sozinho ele pouco representa ou indica qual caminho você deve seguir. Sendo assim, é fundamental saber por onde os visitantes chegam ao seu site e como o tráfego é distribuído entre os diferentes canais de aquisição.
Por meio do relatório do Google Analytics é possível descobrir informações importantes como: número de visitantes em cada página ; número de visitantes em categorias de produtos ; número de visitantes nas páginas de destino ; e número de visitantes da página do artigo. Além é claro de ter em mãos se foi um tráfego direto (vindo diretamente para o seu site, sem intermediário), orgânico (após uma pesquisa feita em buscadores), social (de redes sociais) ou de referência (de seus clientes ou recomendação).
Taxa de rejeição: indicador para analisar a experiência do usuário
Uma rejeição corresponde a um visitante que sai do site depois de ter consultado apenas uma página, ou seja, sem realizar uma segunda ação. Por exemplo, a taxa de rejeição dos sites de notícias geralmente é alta, uma vez que o visitante chega à página, consulta o artigo que interessa e nada mais. Entretanto, um site de e-commerce com uma alta taxa de rejeição pode indicar dificuldade na página de conversão para compra.
Existem diversos motivos para uma alta taxa de rejeição. Pode ser um indicativo de desinteresse do consumidor pelo conteúdo, ausência de link para conteúdo adicional ou uma má experiência do usuário (por exemplo, um problema técnico que impede o usuário de avançar no site). Problemas no tempo de carregamento do site ou de uma página também costuma ser uma fonte de rejeição.
Custo de aquisição de clientes (CAC): indicador para acompanhar a conversão
Utilizada principalmente em e-commerce, é o investimento médio em esforços direcionados para atrair e conquistar um cliente. Afinal, o objetivo de qualquer campanha de marketing é adquirir o maior número possível deles e com o menor custo. Esse indicador corresponde ao orçamento total da campanha em relação ao número de compras realizadas. É possível calculá-lo com a seguinte fórmula:
CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes.
O custo de aquisição de clientes é calculado mês a mês, mas sempre é importante considerar algumas variações bruscas que podem ocorrer esporadicamente.
Quer saber mais sobre esses e demais KPIs? Converse conosco!
Para que o seu site seja um verdadeiro trunfo, deixe as estratégias de marketing digital da sua empresa nas nossas mãos. Temos uma equipe preparada e comprometida para analisar regularmente os números e estatísticas do seu site, gerando sempre os melhores resultados. Bora conversar?