Se você tem uma empresa ou está pensando em abrir uma já deve ter ouvido falar, em algum momento, sobre o Inbound Marketing, não é mesmo?

Trata-se de um conjunto de estratégias, que tem como objetivo atrair e converter clientes por meio de conteúdos relevantes. Utilizando diferentes canais como redes sociais, blogs e sites, a empresa vai oferecer materiais que sejam de real interesse do potencial cliente. Eles têm de curar suas dores, suprir suas necessidades ou resolver seus problemas. Essa é uma maneira de educá-lo a respeito do seu negócio. Além de fazer com que ele se sinta amparado e, dessa forma, passe a confiar na sua marca. Isso deixa você à frente da concorrência e, futuramente, pode influenciar positivamente na decisão de compra do potencial cliente.

Essas estratégias de vendas, presentes no Inbound Marketing, fazem com que as pessoas procurem a sua empresa e não o contrário, como acontece no marketing convencional. A grande vantagem é que você não perde tempo e dinheiro fazendo contato com leads desqualificados, ou seja, internautas que não estão interessadas em seus produtos ou serviços.

Parece tudo muito confuso para você? Não se preocupe! Aqui neste link temos a explicação detalhada sobre o conceito do Inbound Marketing e para o quê ele serve. Fique à vontade para ler o conteúdo antes de pular para o próximo tópico. Mas não se esqueça de voltar, em?

O Inbound Marketing é uma boa estratégia de venda?

SIM! Se as ações forem traçadas corretamente, você pode aumentar suas oportunidades de vendas e, consequentemente, elevar o faturamento do seu negócio. Mas, lembre-se: o Inbound Marketing é uma estratégia de longo prazo e não vai trazer resultados da noite para o dia. Portanto, dedique-se agora para colher bons frutos lá na frente.

Agora vamos ao que, de fato, interessa. Você chegou até aqui e deve estar se perguntando de que forma esse novo método pode trazer mais oportunidade de venda para o seu negócio. Na verdade, é bem simples! Você só precisa entender e planejar o que será produzido nas cinco etapas do Inbound Marketing. São elas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Para compreender a fundo sobre cada uma delas, você pode acessar o nosso e-book clicando AQUI.

Mas, antes de colocar a mão na massa, é fundamental que você defina a persona do seu negócio, ou seja, o cliente ideal. Feito isso, é hora de descobrir, por meio de pesquisas aprofundadas, quais são as dores desse cliente. O que está incomodando-o e o que a sua empresa pode fazer para ajudá-lo? Responda as perguntas e, como mencionamos no início do artigo, produza conteúdos que solucionem os problemas, supram as necessidades e curem as cores do potencial cliente.

Sem que ele se dê conta, vocês estão criando um forte relacionamento. A sua empresa o acolheu e o ajudou no momento em que mais precisava. Portanto, quando ele estiver pronto para fechar uma venda, com certeza vai se lembrar da sua marca e não pensará 2 vezes antes de ir ao seu site.

Reflita!

Percebeu como é importante criar esse relacionamento? Ele é uma ótima estratégia de venda e pode aumentar, de forma significativa, as oportunidades de fechar um negócio. Além de fazer com que a sua empresa se destaque, mesmo entre tantos concorrentes.

A importância do Inbound Sales

Para potencializar os resultados do Inbound Marketing é preciso agregar, também, o Inbound Sales. Essa estratégia consiste em passar para o time de vendas apenas leads qualificados, ou seja, as pessoas que, por meio dos materiais, você educou e curou as dores. Se ela se interessou por 2 ou mais conteúdos e avançou nas etapas do inbound marketing, significa que ela está envolvida com a sua marca. Indica também que ela pode se tornar uma potencial cliente.

Tudo isso torna o processo de venda muito mais fácil para os vendedores. No método convencional, eles teriam de encontrar os leads, educá-los e usar habilidades de persuasão para convencê-los de que o seu produto ou serviço é a melhor opção. No Inbound Sales, essas informações já foram disponibilizadas aos futuros clientes. Eles já foram educados e têm todos os dados que precisam para efetuar a comprar. Nesse caso, o vendedor otimiza tempo e tem mais chances de fechar a venda. Também é de responsabilidade dele, guiar o cliente durante a compra e oferecer as melhores opções.

Lembre-se de que, facilitar o trabalho do time de vendas não quer dizer que ele não precise ser um BOM time, muito pelo contrário. Os profissionais têm de ser qualificados para agregar ao Inbound Marketing que foi feito até aqui. Afinal, o sucesso das estratégias depende, também, de um contato eficiente com os futuros clientes.

Se ainda restar alguma dúvida, nós estamos à disposição para te ajudar. Fale aqui sem compromisso com um de nossos especialistas.

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Até a próxima!