A fim de expandir seus negócios e lucrar mais, muitas empresas buscam alternativas eficientes, como o marketing de conteúdo. Contudo, poucas conhecem as grandes oportunidades que essa técnica pode oferecer. A possibilidade de anunciar no Google é uma delas.

Com conteúdo de qualidade e baixos investimentos, é possível ocupar as melhores posições nos sites de buscas. Mas por que é tão importante estar bem ranqueado?

Isso porque 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de fazer uma compra e comentam a respeito de suas experiências sobre os produtos e serviços. Essa informação é de uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International.

Ou seja, são milhões de pessoas conectadas todos os dias procurando por produtos ou serviços e pesquisando solução para os seus problemas. É, então, nesse momento que a sua empresa tem a oportunidade de conquistar novos clientes utilizando os recursos disponíveis no Google. Dentre eles, está o Google Adwords (anúncios pagos do Google). Ele serve para atrair pessoas que estão realmente interessadas pelos seus produtos ou serviços.

Mas como anunciar no Google criando campanhas no Google Adwords? A gente te explica! Veja:

Análise de sazonalidade

Primeiro, é necessário analisar a demanda que existe para o que pretende anunciar. A principal ferramenta para essa análise é o Google Trends. Por meio dela, é possível visualizar as oportunidades (para focar sua verba) e divulgar um serviço ou produto com maior intensidade.

Abaixo, podemos acompanhar um comparativo entre Iphone 6 x Iphone 7. É possível notar um pico de demanda para o produto no lançamento e nos meses seguintes uma queda na procura.

Google Trends

Google Trends

Analisar esses dados é muito importante para saber quando e como investir seu dinheiro. Focar a maior parte do investimento nos períodos de maior demanda é, portanto, uma ótima estratégia para alavancar seus resultados em anúncios no Google.

Escolha de produtos ou serviços

Nesse momento, é necessário fazer uma análise interna e avaliar quais de seus produtos podem trazer mais visitas e possibilidades de compra em seu site. Com o Trends, é possível descobrir a demanda de cada produto para depois decidir quais anunciar.

A pergunta que deve ser feita na hora de escolher qual produto/serviço anunciar é: “Foco na maior lucratividade ou na maior quantidade de vendas?”. Essa é uma análise interna que varia muito entre modelo de negócio e objetivo da cada empresa.

Levando em conta essas considerações você pode decidir o que focar para sua empresa e qual será o seu carro chefe no ambiente digital.

Previsão de custos

Para realizar esse passo, é necessário ter uma conta no Google Adwords. Para isso, utilizamos o Planejador de palavras-chave e o Display Planner.

Escolhemos os locais e diversas opções de palavras-chave para realizar uma projeção de custos. No caso do Google, a cobrança é realizada por clique realizado em seu anúncio. Nesse instante, é necessário ter informações de desempenho para alcançar um determinado número de vendas em sua empresa. Para isso, faça as seguintes perguntas: “Quantos contatos preciso ter?”, “Para ter esse número de contatos ou vendas, quantos acessos são necessários?”.

Com esses dados de acesso, é possível saber o investimento mínimo a ser realizado. Basta multiplicar suas visitas pelo CPC (custo por clique – ou seja, quanto você está pagando por cada clique no anúncio) das palavras escolhidas. Assim, saberá quanto irá gastar para obter um determinado número de visitas – que gerem as vendas necessárias para que o projeto seja bem-sucedido.

planejador de palavras-chave do Google Adwords

planejador de palavras-chave do Google Adwords

No caso do Display Planner, é observado o público disponível, estimando o CPC. Aqui é possível ver a sua base de interesse dentro do Google. Nesse caso, os anúncios serão exibidos em sites parceiros do Google.

display planner

display planner

Destacar diferenciais

Esse ponto é um dos mais importantes, pois serão os argumentos de venda para a sua empresa. Quanto melhor eles forem, maiores serão os resultados. É importante, então, mapear o mercado e olhar para os concorrentes, sabendo onde sua empresa pode se destacar. Utilizar análise de SWOT é essencial nesse estágio.

Além dessas ferramentas, há outras que trazem informações interessantes e relevantes para construir uma campanha efetiva.

Se ainda restar alguma dúvida sobre como anunciar no Google, Fale aqui sem compromisso com um de nossos especialistas. Fique à vontade, pois estamos à disposição.

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