Atualmente o consumidor está mais atento do que nunca. E o dever de todo profissional de marketing é educar e fornecer informações relevantes em todas as fases da jornada de compra. Portanto, qualificar e nutrir seu cliente potencial é essencial depois que ele entra no funil de vendas. 

 

Já falamos anteriormente sobre os melhores conteúdos para o topo e meio do funil. Agora é a vez de falarmos sobre o estágio decisivo: o fundo do funil.

 

O que é o fundo do funil?

Quando alguém chega nesse estágio, significa que você conseguiu chamar a atenção dele. A parte mais estreita do funil fecha o ciclo de vendas. Nesse ponto, se espera que os leads qualificados, além de reconhecerem o problema e estarem munidos de informações, tenham buscado soluções e alternativas para solucionar a dor que sentem. Sendo assim, certamente estão cogitando a compra do seu produto/serviço. Só falta aquele empurrãozinho final.

 

Percebe como o relacionamento gerado em todas as etapas do funil é essencial? Só assim a sua marca conseguirá estabelecer um vínculo de confiança e construir sua autoridade sobre um assunto. Todos esses aspectos são decisivos para o fechamento da venda.

 

O conteúdo do fundo do funil

Para converter os leads em clientes, você precisará criar conteúdo personalizado. Os mais eficazes nesse estágio são aqueles em que ocorre o contato direto com o produto/serviço. As avaliações gratuitas são populares entre serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime. O período pode variar de 7 a 30 dias, no qual você tenta “fisgar” o usuário. 

 

Os tutoriais também costumam ter ótimos resultados de conversão. Pode ser um vídeo de como montar um produto ou ensinar a forma correta de usar um equipamento, por exemplo. Para serviços/produtos com preços mais elevados, o cara a cara ainda é a melhor saída. Na compra de um carro, por exemplo, um test drive é praticamente insubstituível para o fechamento de uma venda.

 

Traga a sua empresa para o marketing digital

Depois de entender melhor como funciona o funil de vendas, é hora de investir em estratégias de inbound marketing. Com planejamento e conteúdo assertivo voltado especialmente para o seu público-alvo, conseguimos alavancar os seus resultados da melhor forma possível. Bora conversar e explorar tudo o que o marketing digital oferece para a sua empresa?