Diferentemente do marketing convencional, no qual algumas ações são quase impossíveis de serem mensuradas, no marketing digital podemos confirmar os resultados e a importância de cada investimento por meio de um bom relatório. Nele, devem estar as principais métricas, aquelas que comprovem a eficácia de cada ação. Com elas, você poderá mostrar ao cliente quais estratégias estão ou não dando certo, além de identificar melhorias a serem feitas. Por isso, é tão importante saber como fazer um relatório de marketing digital e ter conhecimento para analisar e interpretar todas as informações.

Mas afinal, como fazer um relatório de marketing digital?

A primeira tarefa para montar um planejamento de marketing digital consiste no levantamento de todas as ações realizadas naquele mês e os resultados alcançados. Se foram realizadas no Facebook, por exemplo, é necessário extrair os dados desta plataforma, em específico, e apresentar os resultados. É interessante, também, verificar se os objetivos definidos no planejamento foram alcançados e se, realmente, vale a pena investir neles. Mostre detalhadamente quais estratégias a sua equipe traçou para tentar chegar aos resultados.

Feito isso, você pode apresentar um comparativo de tempo e mostrar ao cliente a evolução das ações ao longo dos meses. Dessa forma, é possível comprovar o que deu ou não certo, o que precisa de mais ou menos investimento, o que deve ser melhorado e até mesmo oferecer novas alternativas, caso os resultados não sejam significativos.

Todos os dados e informações devem ser apresentados ao cliente de forma simples. Portanto, quando julgar necessário, use e abuso de gráficos e infográficos. Eles facilitam o entendimento.

É sempre bom lembrar que não existe uma única regra de como fazer um relatório de marketing digital. É preciso analisar o negócio, identificar seus objetivos e definir quais métricas são essenciais para a efetividade das ações de marketing.

Quais as principais métricas que um relatório de marketing digital deve ter?

CTR

O CTR demonstra se seus anúncios estão agradando o público que você definiu como padrão na sua campanha. Isso porque ele mostra a relação entre pessoas alcançadas e pessoas que se interessaram pelo anúncio e clicaram nele.

Calcula-se, então, através de uma fórmula básica:

RELATÓRIO MARKETING DIGITAL

CPC

O CPC é o Custo Por Clique da sua campanha. Ou seja, você só paga quando alguém clicar no seu anúncio. No Google Adwords, por exemplo, é sempre importante analisar quais palavras e quais anúncios têm menor custo por clique. Dessa forma, você pode otimizar sua campanha, deixando seus resultados online cada vez mais assertivos.

Para descobrir o CPC da sua campanha basta você usar a seguinte fórmula:

RELATÓRIO MARKETING DIGITAL

Usuários do Site

Esse número é relevante porque mostra quantas pessoas entraram no seu site ao longo da campanha ou durante o período que você escolheu analisar no relatório de marketing digital. Você pode obter essa métrica por meio do Google Analytics, ferramenta de análise gratuita do Google.

RELATÓRIO MARKETING DIGITAL

Taxa de Conversão do Site

Essa mostra a efetividade da sua página de captura ou do e-commerce. Nem sempre o problema da campanha está relacionado ao seu público ou aos seus anúncios. Às vezes, é preciso melhorar a usabilidade do seu site ou até mesmo criar um novo site, caso a taxa de conversão seja muito baixa.

O cálculo de conversão é uma relação simples entre número de usuários e número de pessoas que entraram em contato ou compraram seu produto.

RELATÓRIO MARKETING DIGITAL

Custo por Conversão

Quando for analisar seu relatório de marketing digital, não se esqueça de checar quanto custaram as suas conversões. Isso é importante para as projeções futuras. E, acima de tudo, para saber se o lead mais barato veio do anúncio A ou B, se é mais vantajoso você investir em Google Adwords ou Facebook, por exemplo.

Para calcular o custo por lead ou compra, basta você seguir a seguinte fórmula:

RELATÓRIO MARKETING DIGITAL

ROI

E, finalmente, o cálculo de ROI, o famoso retorno por investimento. No final de toda ação ou período você precisa saber qual foi o retorno que teve em cima dos seus investimentos. Isso vai dizer se foi uma campanha saudável ou não para o seu negócio.

Com a seguinte fórmula você consegue chegar ao seu ROI:

RELATÓRIO MARKETING DIGITAL

Agora que você já sabe sabe a função das principais métricas e a estrutura básica de um relatório, pode começar a montar o seu. Se no meio do caminho surgir alguma dúvida ou sentir que está com dificuldades para desenvolvê-lo, entre em contato com um de nossos especialistas. Ajudaremos você com o maior prazer! Boa sorte!