Você já sabe que uma das principais formas de as pessoas encontrarem seu negócio é por meio de pesquisa online em mecanismos de busca, como o Google (mais popular no Brasil). Para isso, é preciso que o seu site ou blog seja reconhecido pelo mecanismo como relevante. O que é possível graças a ferramentas pagas e técnicas gratuitas.

Escolha de palavra-chave

A primeira coisa que deve ser feita é escolher as principais palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Uma ferramenta bacana e gratuita é o Google Trends. Nela, você acompanha a incidência de uma palavra-chave ao longo do tempo, pesquisas associadas e pode, ainda, segmentar por região. Além disso, o próprio Google também oferece o planejador de palavra-chaves. Essas são as principais, mas existem outras. A Nova Escola de Marketing publicou 8 ferramentas com esse fim, que você confere neste link.

Quando for testar as palavras-chave, pense na sua persona e na pesquisa online que ela vai fazer. Avalie, então, quais termos essa pessoa pesquisaria. Além disso, leve em consideração a etapa da jornada de compra que você quer atingir.

Anuncie no Google

Ao comprar palavras-chave, é garantia de que o resultado estará na primeira página dos resultados de busca. Existem vários motivos para anunciar no Google, falamos disso neste blog post. Resumindo, os benefícios são mais garantidos, sua empresa vista mais vezes e ainda vai ser uma forma de conhecer melhor o seu cliente.

Quando falamos em anúncio no Google, queremos dizer Adwords. A gente te ensinou sobre isso aqui neste blog post. Mas, basicamente, após escolher a palavra-chave, você deve acusar quem você quer que veja, por quanto tempo e escrever a mensagem. Ao criar este tipo de campanha, você escolhe uma lista de palavras-chave para vincular seus anúncios a ela. Feito isso, o Google mostra o seu anúncio sempre que alguém buscar por uma dessas palavras-chave.

SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization. (Otimização de Mecanismos de Busca, em português). Trata-se de uma série de técnicas para que o mecanismo de busca classifique seu conteúdo como relevante. Existem procedimentos focados para redação, e também para código.

Para aplicar, você também vai precisar da lista de palavras-chave a serem buscadas e que condizem com seu produto ou serviço. Depois disso, é preciso inserir esse termo em diferentes lugares do seu conteúdo. Vale lembrar, ainda, que hoje o mecanismo está muito mais evoluído. Ele entende variações do termo, o que ajuda a deixar a leitura mais natural e menos repetitiva. Na parte mais técnica, lembre-se de que a palavra-chave deve estar na URL, meta-descrição e texto Alt da imagem.

Resultado em Pesquisa Online

Além de aplicar o termo em todos os lugares estratégicos, é preciso que o site proporcione uma boa experiência. Isso significa uma navegação fácil, rápida, intuitivo e com textos claros. Isso porque o buscador identifica isso pela taxa de rejeição do site (a velocidade que uma pessoa leva para fechar a página) e o tempo de navegação de usuários únicos. Todos esses fatores vão contando pontinhos para seu site no mecanismo e, consequentemente, melhora a sua posição no ranqueamento de pesquisas online.