Leads são pessoas que mostram interesse em seu produto ou serviço, tornando-se qualificadas para fechar negócio. Essa demonstração de interesse acontece no momento em que o potencial comprador cede algumas informações pessoais e de contato em troca de algo, como um material rico. Já te ensinamos como gerar leads no geral. Este texto está focado, então, em gerar leads por meio das redes sociais. Vamos lá?

Facebook

O Facebook possui uma ferramenta para criar campanha de captação de lead, que você aprende como fazer aqui. Este é um produto que permite que as pessoas se cadastrem para receber ofertas, notícias e novidades sobre sua empresa. A grande questão é garantir que quem assinar venha a receber um material de qualidade. De resto, o produto está aí para ser usado. Aprenda a fazer campanhas de Facebook Ads Passo a Passo aqui.

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram também tem o Instagram Ads. Esta é a plataforma de anúncios da rede social. Ela permite que posts e stories sejam patrocinados em todos os formatos: fotos, vídeos e carrossel de imagens. Para aumentar a chance de geração de leads, mantenha o link da Bio atualizado, tenha botões CTA nas postagens patrocinadas e nos stories. Outra estratégia, é encorajar engajamento em todos os posts, usar hashtags e até fazer parcerias. Afinal, o CTA só será visto se as pessoas visitarem a sua página no Instagram.

LinkedIn

Esta é a rede social mais utilizada para planos B2B. Para atrair os potenciais clientes e gerar leads, é preciso ter uma participação ativa na rede. Mantenha a sua foto e descrição atualizadas e atrativas. Se já está usando o Inbound Marketing, deve ter bastante conteúdo feito, certo? Então utilize o LinkedIn para divulgação de todo esse material e também do material rico. A melhor forma de ser visto nesta rede social é manter-se ativo. Então poste, comente e curta. Mais uma dica: divulgue seus serviços e produtos nos grupos segmentados lá dentro. Assim como as outras redes sociais, é possível fazer anúncios no LinkedIn. Saiba mais neste link.

YouTube

É possível, sim, gerar leads pelo YouTube. A dica é a mesma para qualquer forma de atração de público: produzir material de qualidade. O Youtube permite que você coloque links clicáveis na descrição e no próprio vídeo. Utilize isso para levar o público ao seu website. Além disso, a plataforma possui o seu próprio analytics. Com ele, você fica sabendo quantas pessoas viram seu vídeo, por onde, e em que momento parou de assistir, o que vai te ajudar a melhorar o seus vídeos.

 

É importante lembrar que o seu negócio não precisa estar em todas as redes sociais que existem. Tudo vai depender da sua estratégia e do comportamento da sua persona. Se você já sabe gerar leads por meio das redes sociais, veja como produzir material rico de qualidade aqui.