Um dos elementos mais importantes na publicidade são as cores. Podemos alterar todo um contexto da imagem de uma empresa apenas com a combinação correta que representam sua marca. Por isso decidimos falar sobre a importância das cores na publicidade e quais são as melhores opções para cada ocasião.
Um exemplo bem evidente é o uso recorrente do vermelho, uma cor que estimula a fome além de representar a paixão, em logos de restaurantes e fast food.
E o uso do azul, uma cor que representa confiança, honestidade e lealdade, frequentemente usado nos logos de marcas de carro.
Mas afinal, o que é a cor?
A cor é um comprimento de onda transmitida pelo espaço e que são perceptíveis de forma diferente entre espécies diferentes. Por isso que a cor que o ser humano enxerga é uma cor totalmente diferente que um cachorro enxerga.
A influência e como usar as cores na publicidade.
Um artigo escrito por Ashley Karr, uma pesquisadora e UX designer da Universidade da Califórnia, defende a influência que a cor tem nas pessoas. Segundo a pesquisa, a cor pode aumentar a memorização, recordação e reconhecimento em um projeto, criando um design mais eficiente, mais claro e mais fácil de ser entendido. Por isso é muito importante entender a importância da cores na publicidade e saber identificar onde usar cada uma delas.
Além disso, as próprias cores podem afetar nossas emoções e humores graças aos significados que atribuímos a elas. Podemos usar uma cor para estimular um sentimento especifico. Além do vermelho e do azul já mencionados temos:
– O verde que representa a natureza, saúde e a vida.
– O roxo que representa algo mágico, fantasia e vaidade.
– O laranja que representa alegria, sucesso e vitalidade.
– O rosa que representa romance, ternura e ingenuidade.
– O amarelo que representa descontração, otimismo e calor.
– O branco que representa paz, pureza e limpeza.
– O preto que representa respeito, isolamento e medo.
Com cada cor tendo um significado, é de extrema importância que se pense com cuidado qual vai ser a mensagem que queremos transmitir, pois se a cor errada for usada uma mensagem totalmente errada pode ser comunicada.