Três habilidades que todo bom profissional de marketing deve ter

Três habilidades que todo bom profissional de marketing deve ter

“Ai Gabi…só quem viveu sabe”. Esse talvez é o meme que melhor define a vida de todo profissional de marketing. Mas viveu exatamente o quê? Bom, pode ser aquele ajuste que chegou em uma sexta-feira às 20h. Talvez aquela mensagem de cliente no celular durante o fim de semana. Ou quem sabe um influencer que teve uma má experiência com a marca e resolveu ser um hater nas redes sociais. 

Essas são apenas algumas das situações que todo profissional da área está sujeito a lidar. Portanto, se você pretende seguir essa área, saiba que nem tudo é como em série hypada da Netflix. E pra você que já está, meus pêsames. Brincadeira, mas com um toque de verdade. Isso porque, apesar dos pesares, esses profissionais são apaixonados pelo que fazem. E raramente conseguem se ver fazendo outra coisa. Então, por mais que o estresse exista, chega uma hora que ele começa a se tornar até mesmo divertido (em alguns casos, nasce o coringa).

Hoje em dia, o profissional de marketing digital costuma ser um pau pra toda obra. Constantemente com inúmeras responsabilidades, ele deve demonstrar um conjunto bastante diversificado de habilidades. De fato, o marketing digital abrange mais do que apenas publicidade. Envolve também análise, redação, estratégia de conteúdo, criatividade, email marketing, design gráfico…a lista é longa. Mas abaixo listamos três habilidades que servem para todas as áreas dentro do marketing. Afinal, em pleno 2021 você não espera ficar preso somente ao seu mundinho, certo?

 

Como ser um bom profissional de marketing?

Seja curioso

A curiosidade no marketing é uma das qualidades mais importantes. E normalmente, se você faz um trabalho pelo qual é apaixonado, essa deve ser uma qualidade que você automaticamente possui. Por ser o marketing digital uma área em constante evolução, é preciso ter a iniciativa de sempre estar sintonizado com as últimas tendências, seja no nível estratégico, técnico ou tecnológico. Para isso você pode ler blogs, seguir influencers, observar a concorrência e até fazer um benchmarking.

 

Trabalhe a sua capacidade analítica 

As ferramentas de análise se tornaram super poderosas e permitem a mensuração de uma variedade incrível de métricas. Entretanto, um KPI sozinho não quer dizer muita coisa. Portanto, não se trata de acumular o maior número possível de dados, mas de saber o que fazer com eles. O BI analytics, por exemplo, é um profissional que está cada vez mais em evidência nas grandes agências de publicidade. Mas nada impede que você também saiba tirar o máximo proveito da análise de dados para otimizar sua estratégia.

 

Saiba ouvir e entender o consumidor 

O profissional de marketing deve fazer tudo para entender as expectativas e o comportamento dos consumidores. Assim, ele não deve apenas “vender” um produto ou serviço, mas também ajudar e orientar. O objetivo de toda a sua estratégia de marketing é levar a mensagem certa à pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Logo, buscar sempre conhecer os consumidores é essencial e é algo que pode ser feito com o método da persona , por exemplo. As expectativas do cliente antes da compra são tão importantes quanto as análises do produto após a compra. Por isso use os canais de marketing para ouvir e também conversar com o cliente.

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