Seja de pequena ou grande empresa, um dos sonhos de todo empresário é conseguir diariamente leads. Mas apenas isso não basta, certo? É preciso gerar lead qualificado, interessado nos produtos e serviços que você tem a oferecer. Só então é possível convertê-los em fiéis clientes.
No marketing digital, “geração de leads” é o processo de captar e transformar usuários comuns em clientes em potencial. No mundo ideal, o lead perfeito é aquele que já tem noção do que você oferece, sabe como resolver os problemas que tem e acredita que você pode ajudá-lo. Porém, vamos voltar à realidade.
Muitas vezes isso não ocorre, causando a necessidade de passá-los por uma espécie de peneira do marketing: a qualificação de leads. Esse é o processo que vai determinar se ele se encaixa no seu perfil de cliente ideal. Gerar lead qualificado pode ser alcançado por vários meios. Vamos dar uma olhada a seguir?
Como gerar lead qualificado sem complicação
Descubra as necessidades dos seus clientes
Você precisa descobrir o que os clientes precisam e como é possível ajudá-los. Nem sempre é fácil descobrir as motivações deles. Além das habilidades de escuta por parte da equipe, um grande diferencial nessas horas é saber fazer as perguntas certas. Nesse sentido, a descoberta das necessidades deve ser algo preparado, organizado e conhecido pela equipe. Podem ser questões pontuais sobre a escolha do produto ou serviço, bem como questões mais gerais sobre os hábitos e experiências.
Assim, você fornece as informações que eles procuram e em troca sabe mais sobre o comportamento deles. Um primeiro passo importante é definir quem são seus clientes do tipo e desenvolver buyer personas. O próximo passo é produzir um conteúdo relevante que possa ser apresentado em diferentes estágios da jornada de compra para tais personas.
Defina o lead scoring
O lead scoring é um sistema de pontuação para otimizar suas conversões. De forma simples, é um sistema de classificação que atribui uma pontuação a cada lead de acordo com as informações obtidas por meio de formulários, por exemplo. Assim, os visitantes recebem determinados pontos (10, 20, 50..) quando em conformidade com a persona definida pela empresa, e também pelas ações que tomam durante a jornada de compra. Cada empresa define sua própria pontuação e, uma vez atingida pelos leads, estes são abordados pelo time de vendas.
Portanto, o lead scoring é um sistema que economiza tempo e permite que o time aja no momento certo. Se você quiser saber mais explicamos aqui.
Conteúdo relevante é o seu melhor amigo
Criar conteúdo valioso. É assim que você pode gerar lead qualificado e uma alta taxa de conversão. Obviamente, você não é o único adotando essa estratégia. Dependendo da sua área e da concorrência, ele terá de se destacar. Deixe a criatividade falar mais alto. Não tenha receio de fazer algo diferente e inovador. Mas aqui não estamos falando de algo fora da curva. Conteúdo diferente é o que desperta curiosidade e interesse. Caso você tenha conteúdo de qualidade já disponível, lembre-se de reciclá-lo de tempos em tempos.
Quer adotar essas e mais estratégias poderosas para gerar leads qualificados? Converse com a gente! Estamos prontos para ajudar a sua empresa a ter o destaque que merece.
Até a próxima!