Quem acompanha o nosso blog está “careca” de saber a respeito das inúmeras vantagens que o marketing digital pode trazer para uma empresa, não é mesmo? Sabemos também que, com tanta evolução tecnológica, não dá para ficar atrás da concorrência e não implementar essa estratégia na comunicação.
Porém, mais importante do que isso, é analisar o resultado que as campanhas de marketing estão gerando para o seu negócio. Afinal, de que adianta acompanhar as transformações e não ter a mínima noção do retorno que elas estão trazendo?
Para te ajudar com isso, selecionamos as 3 principais métricas que devem ser analisadas no funil de marketing. Confira a seguir:
Funil de marketing: conheça 3 métricas para acompanhar em uma campanha
Antes de irmos ao ponto principal, é importante saber que o resultado de uma campanha de marketing digital é medido por números. Números de visitas no site, taxas de conversão, índices de rejeição, quantidade de leads gerados, dentre outros. Você pode mensurá-los diariamente, semanalmente, mês a mês ou como preferir.
Visitantes: tráfego no site
Você quer aumentar o número de visitas em seu site? Sim? Nesse caso é importante analisar a quantidade de novas visitas que a campanha conseguiu. A análise é simples, direta e te dará números exatos de um determinado período (definido por você). Ela serve, ainda, para mostrar se o público-alvo escolhido para a campanha é ou não o mais adequado.
As pessoas chegam nessa fase pelas fontes de tráfego, como chamamos no marketing digital. Entre elas estão:
Buscas orgânicas;
Mídias sociais;
Mídias patrocinadas.
Geração de leads
Para que os visitantes do seu site avancem no funil de marketing, é necessário convertê-los em leads (por meio de um formulário, landing page, newsletter ou inscrição em um webinar). Nessa métrica, é possível analisar quantos novos leads foram gerados, de quais canais vieram e informações demográficas e pessoais a respeito deles. Além de outros indicativos de sucesso (ou fracasso) da campanha.
Atenção! Se os números de conversões forem baixos, você deve identificar o que não está dando certo. É o conteúdo do site que não está chamando a atenção? O seu website é mal estruturado? Ou o material que está oferecendo não é de qualidade?
Esses e outros fatores podem estar relacionados ao indicativo negativo. O seu papel é descobrir o motivo da falha o quanto antes, resolvê-la e continuar atraindo visitantes para, posteriormente, convertê-los em leads.
Funil de marketing: conversão de leads em novos clientes
Ter muitos leads significa ter muitas pessoas que realmente se interessam pelos seus produtos ou serviços. No marketing digital o grande objetivo é converter os leads em clientes. É fazer com que eles, de fato, finalizem uma compra com a sua empresa e tornem-se clientes recorrentes, aqueles que se identificam com a marca e continuam realizando novas compras.
Dica: por meio do ROI (Return Investment ou Retorno Sobre Investimento) é possível analisar os resultados obtidos com a campanha, sejam eles positivos ou negativos. Essa métrica serve, também, para verificar quantos novos clientes a ação conquistou em um período específico de tempo. Sendo assim, você consegue estudar quais estratégias são eficientes, quais precisam ser aperfeiçoadas e o que definitivamente não está dando certo.
Portanto, esteja sempre atento às métricas para alcançar resultados cada vez melhores! Boa sorte!
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