A internet veio e, com ela, surgiram diversas estratégias de vendas que, ao longo dos anos, se aperfeiçoaram e trouxeram resultados positivos para as empresas que investiram no ambiente online. Um delas é o funil de marketing digital. Ferramenta que representa, de forma clara, o caminho que uma pessoa percorre, desde o momento em que tem contato com a sua marca até o instante em que efetua, de fato, uma compra. Entender esse percurso faz com que a sua empresa possa melhorar a comunicação, identificar melhorias, realizar testes e ampliar as estratégias de marketing. Todo o processo é feito com único objetivo: aumentar as oportunidades de vendas do negócio.
O funil de marketing tem quatro etapas com objetivos específicos. Por isso, é importante identificar em qual fase a pessoa está e, posteriormente, oferecer conteúdos que ela realmente se interesse. Vamos conhecer quais são essas etapas e o que deve ser produzido em cada uma delas?
Etapas do funil de marketing digital
Para facilitar o seu entendimento, ilustramos como funciona o funil de marketing digital.
Topo de Funil
Na primeira fase, chamada de topo de funil, temos os visitantes. São as pessoas que viram seus conteúdos em redes sociais ou em pesquisas do Google, e, por algum motivo, se interessaram, clicaram e foram direcionadas para o site. Geralmente têm alguma necessidade ou problema e estão em busca de solução, mesmo que não tenham consciência disso. Esta é uma fase de aprendizado e descobertas. Portanto, o seu papel é oferecer conteúdos que eduquem e resolvam os problemas e supram as necessidades.
Conteúdos que devem ser produzidos: os materiais ricos são os melhores conteúdos para oferecer neste momento. Isso porque, para baixar um e-book, por exemplo, será necessário preencher um formulário e, em troca do material, fornecer informações como nome, telefone e e-mail. Feito isso, o potencial cliente torna-se lead.
Você pode disponibilizar, também, infográficos, artigos de blog e posts nas redes sociais.
Meio de Funil
nesta fase você está lidando com os leads, ou seja, as pessoas que visitaram o seu site e perceberam que, ali, podem encontrar soluções para os seus problemas. Estão, de fato, interessadas pelo conteúdo. Portanto, ajude-as com dicas e técnicas e se preocupe em converter esses leads em clientes.
Conteúdos que devem ser produzidos: agora que você já tem mais informações sobre a pessoa, pode oferecer conteúdo específico, que ajude a solucionar o real problema dela. Seja atencioso com os detalhes, mostre que a sua empresa se preocupa e está interessada em ampará-la. Os materiais indicados para isso são: e-books, guias, tutoriais, whitepaper, webinar e videoaula ao vivo.
Fundo de funil
A última etapa do funil de marketing digital engloba as oportunidades e, por fim, as vendas. Nestes estágios o lead já foi educado e está em busca da verdadeira solução para o problema. É a hora de abordá-lo oferecendo os produtos ou serviços do seu negócio. Afinal, durante todo o percurso a sua marca se tornou referência para ele. O lead confia em você e, provavelmente, vai fechar a compra, concluindo o funil de marketing digital.
Mas, lembre sempre de uma coisa: chegar à última etapa não significa que você tem de cortar o contato com o cliente, muito pelo contrário. A sua empresa precisa manter o relacionamento, para que ele esteja sempre satisfeito, volte a comprar com você e, melhor, que indique a sua marca para outras pessoas.
Conteúdos que devem ser produzidos: para finalizar e fechar negócio, você pode disponibilizar vídeos de compradores que ficaram satisfeitos com a compra ou apresentar cases de sucesso.
Se você já tem um funil de marketing bem estruturado, mas ainda precisa de ajuda ou se ainda não tem e deseja criar um, entre em contato com um de nossos especialistas. Eles estão disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.