Já pensou em ter o seu site nas primeiras páginas do Google sem ter que pagar nada por isso? Se a resposta for “sim”, continue lendo o artigo e veja como é possível deixar sua página bem ranqueada nos mecanismos de buscas de forma orgânica, ou seja, gratuita.
O que é SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas utilizado com uma única finalidade: otimizar seu site, blog ou qualquer outra página na web nos motores de buscas para que apareçam nos primeiros resultados. Isso faz com que mais pessoas acessem a sua página, conheçam seus produtos ou serviços e, muito provavelmente, se tornem clientes ou leitores do seu blog.
Parece tudo muito bom, não é mesmo? No entanto, para que o SEO seja eficiente, é necessário elaborar um boa estratégia e colocá-la em prática. Para te ajudar com isso, selecionamos 5 dias que, com certeza, serão de grande ajuda. Confira:
1 – Encontre as palavras-chave certas
Escolher e definir palavras-chave de relevância indicará se a sua estratégia será um sucesso ou um verdadeiro fracasso. Isso porque, é por meio delas que a sua página será encontrada. Portanto, capriche!
Pesquise e veja quais termos relacionados ao seu nicho de mercado são mais procurados pelos usuários. Essa busca pode ser feita em ferramentas pagas ou gratuitas como o Google Trends e Keyword Planner.
Norteado por essa pesquisa, crie um planejamento e defina os temas dos conteúdos que serão produzidos para o blog e a nova estrutura do site. Lembre-se sempre de que a palavra-chave deve aparecer algumas vezes nas páginas. Só assim, o Google enxergará relevância no seu site.
2 – Produza conteúdo relevante e de qualidade
Depois de fazer o planejamento, é o momento de começar a produzir seus conteúdos. Os sistemas utilizados pelos buscadores avaliam uma série de fatores para ranquear bem uma página. Entre eles, a relevância do seu conteúdo. Será que ele é, de fato, interessante para o usuário? Vai solucionar os problemas e suprir as necessidades dele? Tudo isso é levado em consideração.
Por isso, escreva textos bem estruturados, atenda às expectativas geradas no título e na descrição e mostre que a sua empresa domina o tema. Para que o resultado seja ainda melhor, aconselhamos que você inclua a palavra-chave no título, subtítulo, descrição, URL e nos textos alternativos (all text) das imagens.
Divulgue os materiais: além de utilizar uma estratégia de SEO eficiente, divulgue os seus conteúdos nas redes sociais e encaminhe newsletters para a sua base de clientes.
3 – Pense em títulos atraentes
Pense em títulos atraentes e objetivos, sintetizando, em poucas palavras, as informações que o usuário encontrará ao longo do artigo.
Certifique-se de que ele chamará a atenção do público-alvo e o investigará a clicar no link e ler todo o material desenvolvido por você.
4 – Aposte em links internos e externos
Para deixar seu site ainda mais relevante, adicione links internos e externos sobre assuntos relacionados ao tema tratado.
Obs: links externos só devem ser usados se o site de destino for relevante e relacionado ao assunto.
5 – Mensure os resultados do SEO
Depois de implementar as estratégias de SEO, é preciso acompanhar e mensurar os resultados. Essa etapa serve para avaliar se o Search Engine Optimization e a produção de conteúdo estão atraindo e convertendo visitas para as páginas. Para isso, você pode utilizar o Google Analytics.
Se ainda restar alguma dúvida, nós estamos à disposição para te ajudar. Fale aqui sem compromisso com um de nossos especialistas.
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