5 erros que você não pode cometer no planejamento de marketing

5 erros que você não pode cometer no planejamento de marketing

O planejamento de marketing é uma ferramenta de gerenciamento essencial na execução de uma estratégia. Antes de mais nada, é ele que permite identificar oportunidades de mercado, definir as metas para o seu negócio e encontrar uma maneira de alcançá-las.

Inegavelmente, todas as empresas devem fazer um planejamento de marketing. Considerado o canal que conecta a empresa ao seu mercado, nele você pode especificar para onde quer ir e qual caminho percorrer até chegar lá. Porém saiba: não existe uma fórmula mágica indicando o caminho perfeito. Sendo assim, confira a seguir alguns erros que você não pode cometer.

Erros a se evitar no planejamento de marketing

Não analisar o cenário atual do marketing

Evite olhar apenas para dentro da sua empresa. É importante analisar o momento em que vivemos e ter uma visão geral da concorrência em seu mercado. O que eles estão fazendo? Estão pensando em novos produtos ou estão adaptando os que já existem? Contrataram novos funcionários ou resolveram investir em parcerias? Dessa forma, por meio de uma rigorosa vigilância estratégica, é possível antecipar melhor as mudanças que podem surgir pela frente e mantê-las no radar.

Deixar de lado metodologias de teste e análise

O marketing é na mesma medida arte e pensamento analítico. Nesse sentido, os dados assumem uma importância fundamental. É necessário acompanhar e quantificar os resultados de tudo aquilo que a equipe está produzindo. Assim, você extrai essas informações e pode usá-las para ajustar adequadamente seu material. Ferramentas como o Google Analytics podem ser usadas para coletar dados sobre tráfego e taxas de rejeição, entre outros fatores. E não esqueça de utilizar testes A/B a fim de coletar feedback do usuário antes de lançar campanhas. 

Não segmentar corretamente as campanhas

É raro uma empresa ter apenas um público-alvo específico. Daí a importância de um conteúdo relevante que consiga abranger todos os alvos.

Lembre-se de que diferentes alvos podem preferir se envolver em diferentes plataformas e responder melhor a certos tipos de conteúdo e não a outros.

Esquecer de monitorar os resultados

Como saber se o marketing está funcionando se você não monitora os resultados? A saber, as ferramentas de marketing digital de hoje permitem que você colete mais dados do que nunca sobre como os clientes respondem às suas estratégias. Portanto, aprenda a usar aquelas oferecidas nas próprias redes sociais, serviços de email marketing e outros. Da mesma forma, veja o que funciona e o que não funciona para aperfeiçoar sua mensagem e obter resultados cada vez melhores.

Nunca revisar o planejamento de marketing

A maioria dos empresários faz um planejamento e nunca mais volta a olhar para ele. Mas adotar essa postura acaba sendo inútil, concorda? Por isso, coloque sempre um lembrete para ao menos uma vez no trimestre revisar o planejamento. O objetivo aqui é garantir que a sua empresa ainda esteja alinhada com as metas traçadas para o marketing e, se necessário, modificá-las para permanecer no caminho correto.

 

Com o bom planejamento em mãos, você estará melhor preparado para  especificar suas estratégias, convencer seus clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas. Se precisar de ajuda, conte com a nossa ajuda. Estamos prontos estudar estratégias e entregar resultados.

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