Já é fato que as empresas precisam estar nas redes sociais. Isso porque é onde a maioria dos internautas está. Hoje, fazer social media não é um diferencial. Trata-se de um fator essencial para não ficar atrás da concorrência. Mas não pense que o trabalho se restringe a criar uma conta e postar qualquer conteúdo. Vai muito além disso.  Com planejamento e dedicação é possível criar e manter uma página relevante nas redes sociais.

Com tantas opções fica difícil saber em qual delas a sua empresa deve estar, não é mesmo? Cada rede social tem um objetivo específico. Isso deve ser levado em consideração para que a sua empresa faça uma comunicação mais assertiva.

Para desenvolver estratégias específicas e efetivas, listamos as principais redes sociais e as funções de cada uma.

Em quais canais a sua empresa deve fazer social media

Já citamos essa pesquisa em textos anteriores, mas vale a pena ressaltar: um levantamento do We Are Social e do Hootsuite, mostra que 40% da população mundial (3 bilhões de pessoas) usa alguma rede social ativamente.

Percebeu porque a sua empresa precisa fazer social media?

Agora chega de conversa e vamos conhecer as características de cada rede social:

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo e já soma mais de 2 bilhões de usuários. As pessoas acessam o Facebook em busca de interação com os amigos, compartilhamento de conteúdos interessantes e, muitas vezes, para se divertir. Portanto, você deve levar a elas assuntos relevantes e que despertem interesse (pode ser uma novidade ou até mesmo uma boa promoção).

Lembre-se: a sua empresa estará disputando atenção com milhares de conteúdos mais interessantes e de alguma forma precisa fazer a diferença. Para isso crie materiais relevantes e de qualidade, assim a sua marca será sempre lembrada.

Além disso, o Facebook permite segmentar o público que visualizará a publicação, tornando a comunicação mais assertiva.

Twitter

Já o Twitter alcança um total de 335 milhões de usuários e é conhecido pela instantaneidade tanto na interação, como na transmissão de informação – as notícias são postadas em tempo real, no momento em que estão acontecendo. Outra curiosidade dessa rede social é que a informação precisa ser condensada em 280 caracteres. Ela pode ser compartilhada (retweets), mencionada por outros perfis e o Twitter ainda disponibiliza a opção de responder os usuários.

Portanto se o seu objetivo é mostrar ao público que a sua empresa está sempre atualizada e conectada com o mundo, o Twitter é a plataforma mais recomendada para isso.

Instagram

Podemos dizer que o Instagram é a rede social das fotos. Nele é possível interagir com os usuários por meio de imagens, comentários, mensagens e stories. Com cerca de 800 milhões de contas, a ferramenta conta com um público mais jovem e, por isso, é um bom negócio para empresas que buscam esse perfil de cliente.

No Instagram é possível criar um bom engajamento com os usuários, bem como fidelizar clientes – isso pode resultar em mais vendas para a sua empresa.

Youtube

Se a sua empresa produz ou gostaria de produzir vídeos educativos, informativos ou motivacionais, o Youtube é a rede social mais indicada para divulgá-los. 

Com mais de 1 bilhão de usuários é a rede mais popular de streming de vídeo. No site o usuário pode se inscrever no canal (para acompanhar tudo que é postado) e interagir por meio dos comentários. Dessa forma, a empresa recebe um feedback dos seus conteúdos, podendo aperfeiçoá-los ou simplesmente manter a qualidade.

Linkedin

O Linkedin é a rede social corporativa mais acessada no mundo. Ela é bem parecida com outras redes de relacionamento, mas o seu foco é totalmente profissional. Ou seja, ao invés de termos amigos, temos conexões e no lugar das páginas, temos as companhias.

Essa rede social pode ser usada para recrutamento de profissionais qualificados ou para trocar experiências profissionais.

No Linkedin também é possível segmentar as publicações. Você seleciona o público que deseja atingir (cargo, curso, empresa e nível hierárquico dentro de uma determinada região) e impulsiona o post.

Só no Brasil, a ferramenta conta com mais de 29 milhões de usuários.

Resumindo…

Pode-se fazer social media em diversas plataformas, mas, sem dúvida, essas  são as principais. Vale lembrar que é preciso analisar o objetivo da sua empresa e qual tipo de comunicação ela quer fazer, bem como o público que se pretende alcançar, visto que cada rede social tem características e públicos diferentes. Veja o que é importante e vantajoso para o seu negócio e comece agora mesmo a se comunicar com os usuários. Fazer social media é uma das melhores maneiras de atrair novos clientes.

Se você pretende ter relevância no mundo digital, aconselhamos que leia o texto 7 passos para a sua empresa ter relevância nas redes sociais.

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