O posicionamento em buscadores de pesquisa é muito importante para as empresas e marcas alcançarem mais oportunidades de sucesso, especialmente no Google. O SEO (Search Engine Optimization) é utilizado para destacar o trabalho, por isso conhecer a estratégia e como o SEO negativo e positivo tem impacto nos negócios são formas de executar o marketing com eficiência.

O papel do SEO para o universo empresarial

O SEO é uma técnica que visa melhorar a posição de empresas e marcas em buscas orgânicas. 

Este método pode ser adotado em blogs, sites, páginas da web e nos e-commerces, bem como em páginas de serviços, empresas voltadas à atividade de parcelamento de multas campinas, por exemplo, ajudando na visibilidade do negócio.

Com um conteúdo bem produzido e algumas estratégias específicas, o SEO pode ajudar no aumento da visibilidade da empresa. Assim, usando palavras-chave bem definidas e objetivas, por exemplo, este método consegue conversar diretamente com o público.

Entendendo o ranqueamento

O Google divide os resultados das pesquisas que os usuários realizam no buscador entre orgânicos. Isto é, os que aparecem logo abaixo dos pagos. Os resultados mais efetivos, geralmente, são os que estão nas três primeiras posições das buscas orgânicas. Isso, é claro, conforme a leitura dos algoritmos do Google. 

Ademais, os próprios usuários têm o hábito de clicar nos primeiros sites. De fato, tal hábito aumenta positivamente o tráfego e taxa de cliques, para sanar suas dúvidas. 

Consequentemente, também há ainda mais valorização desses links, principalmente se esse usuário interagir e permanecer na página. Aqui ele pode realizar ações como avaliar os processos de câmara fria para distribuidora. Pode também ao preencher uma landing page com seus dados para o recebimento de conteúdos aprofundados sobre contabilidade.

Estes ganhos podem ser conquistados usando estratégias de SEO. Algumas delas incluem escolha de palavras-chave de destaque, otimização com on e off page, criação de conteúdos aprofundados e com soluções interessantes para os usuários. Contudo, são diversas as técnicas que podem ajudar muito no crescimento da empresa no universo digital.

Benefícios para os negócios

  • Cria uma imagem de credibilidade e relevância;
  • Torna a empresa mais confiável para a audiência;
  • Aumento do tráfego no site;
  • Marketing com excelente custo-benefício;
  • Melhora a navegabilidade do site;
  • Proporciona mais vendas;
  • Traz bom retorno sobre o investimento;
  • Democratiza/melhora o acesso aos usuários e visitantes;
  • Tráfego qualificado e orgânico;
  • Destaque perante os concorrentes.

Estes e outros ganhos podem ser aproveitados ao investir tempo e capital na implementação do SEO no marketing digital.

Técnicas de SEO utilizadas e Black Hat

Todos os métodos usados no ambiente empresarial tem seus pontos positivos. Entretanto, também podem demandar atenção se não forem feitos adequadamente.

Desse modo, é preciso compreender que existem técnicas negativas e não aprovadas pelos buscadores. Sendo assim, elas precisam ser identificadas e evitadas para que haja um bom posicionamento.

Quando o usuário buscar algo relacionado à área de atuação da empresa, por exemplo “embalagens palhoça sc”, fabricantes e despachantes podem surgir nos primeiros resultados. Mas isso desde que as ações estejam de acordo com os padrões de SEO estabelecidos pelo buscador.

Cuidado com o Black Hat

Em vez de alcançar esse potencial cliente, uma autorizada de carros pode perder o acesso ao seu site. Principalmente quando utilizar ações negativas, conhecidas como Black Hat.

Muitas vezes essas estratégias são realizadas para os alcançar os melhores posicionamentos de modo rápido. Porém as experiências e estratégias corretas são deixadas de lado. Como pode ser percebido, esse resultado é ilusório. Isso porque, quando identificada, a ação também pode trazer prejuízos, ocasionando até a perda do site.

SEO negativo x SEO positivo

Na prática, o SEO negativo é um conjunto de ações usadas para melhorar o ranqueamento, mas que prejudicam o posicionamento nos buscadores com métodos de camuflagem.

Já o bom SEO consiste no emprego de palavras-chave, otimização da página e valorização da experiência do usuário, bem como a criação de uma rede de referências que faça sentido para o segmento. Tais métodos agregando maior relevância à marca e possibilitando o alcance a novos clientes.

Quem utiliza e quais as consequências?

Esta prática possui diversas consequências para o site. Pode ser aplicada por pessoas que estão descobrindo a ferramenta de SEO, tendo prazo para ajuste, ou por empresas e pessoas mal intencionadas, inclusive por hackers.

Em consequência, pode ocorrer a alteração ou exclusão no código da página para que não apareça nos buscadores de pesquisa. Além disso, pode prejudicar os links e referências do site.

Pode haver, ainda, penalizações ao dono do site e comprometimento da reputação da empresa. Afinal, pode ferir a política de duplicidade e uso adequado de palavras-chave estabelecidas.

O SEO negativo pode ser feito por concorrentes para alcançar a audiência com mais velocidade. Se mostrar relevante também um objetivo, mas devido às consequências, não tende ser uma ação vantajosa a longo prazo.

Assim, é muito importante se atentar às práticas que você utiliza no seu site, seja ele um e-commerce para farol com led para bicicleta ou um blog de cuidados com a saúde. Campanhas de marketing e criação de conteúdos podem ser mais assertivas. E o melhor: com mais qualidade e conforme toda as normas vigentes.

Ações maliciosas do SEO negativo

Alguns exemplos do SEO negativo são:

  • Ataques ao texto com palavras irrelevantes;
  • Pagamento de sites maliciosos para fazer link com o seu domínio;
  • Spam relatando que o conteúdo do site foi copiado;
  • Hackers modificando o texto do site;
  • Comentários gerados por perfis falsos (redes sociais);
  • Redirecionamento de links e domínios que não possuem relação com o site.

Entretanto, o próprio empreendedor, sem ter o conhecimento das técnicas de SEO negativo, podem acabar cometendo erros. Daí a importância de conhecer as ferramentas e técnicas dispostas nesse tipo de ação. É fundamental também contar com profissionais especializados.

Como reduzir os riscos?

Algumas ações reduzem os riscos de erros e punições, avaliam a qualidade das estratégias ou evitam ações de hackers. São elas:

  • Monitorar periodicamente os links direcionados;
  • Não comprar links (impacto na credibilidade e leitura do algoritmo);
  • Evitar o uso de palavras-chave escondidas no código-fonte;
  • Não utilizar palavras-chave banidas (principalmente nas redes sociais);
  • Evitar forçar palavras específicas sem o devido contexto;
  • Não elaborar links para site que já foram penalizados;
  • Atentar às menções sociais;
  • Não exagerar na quantidade de publicações e conteúdos de divulgação.

A importância dos cuidados com as estratégias de SEO

A contratação de profissionais especializados é bastante vantajosa para estratégias de SEO e conteúdo. São eles que vão ajudar na implementação de ações mais efetivas e direcionadas.

Melhora no tráfego, visibilidade e vendas impulsionadas são algumas consequências positivas. Tanto para grande empresa de câmara frigorifica em campinas, quanto para pequena loja de roupa de bairro. Assim, é possível alcançar leads mais adequados para a efetivação de um negócio.

Organização é ponto crucial

A organização vai desde as rotinas de trabalho até as estratégias de publicidade e posicionamento de marca. Portanto, definir quais serão as estratégias de SEO aplicadas no site, blog e redes sociais é fundamental para o sucesso. 

Para isso, um planejamento de marketing pode ser criado, estabelecendo o público, objetivos e campanhas que serão realizadas. Isso significa que um distribuidor de escova progressiva, por exemplo, deve se atentar ao que será implementado no marketing. Precisa ressaltar seus diferenciais e benefícios, além de abordar temas de interesse/dúvidas comuns da audiência.

Vá além das palavras-chave corretas

Lembre-se que as estratégias de SEO também incluem design mais rápidos e responsivos e uso de ferramentas que ajudam a controlar os ataques aos sites. A criação de conteúdos específicos conforme a área de atuação é outro ponto que pode render excelentes ganho.

Assim, investir nas técnicas de SEO para uma contabilidade para microempresa, por exemplo, é uma maneira do público-alvo encontrar informações para que sane as dúvidas e possa efetivar o negócio com mais facilidade e confiança.

SEO para divulgação de produtos e serviços

As técnicas de SEO podem ser aplicadas em diferentes segmentos. O uso das palavras-chave e de estratégias on e off page, por exemplo, podem facilitar a busca dos usuários por um local especializado em fazer vistoria veicular em Campinas, com profissionais que podem analisar com segurança e eficiência o veículo.

Do mesmo modo que os profissionais de vistoria analisam os veículos, os da área de marketing devem apostar no uso de White Hat SEO. Estas são técnicas positivas para divulgação dos serviços.

Tais métodos permitem um bom ranqueamento nos buscadores por meio do bom desenvolvimento de site e materiais personalizados, participação em blogs, entre outras estratégias que visam colocar as páginas em evidência.

Técnicas que podem ser colocadas em prática

  • Atualização de conteúdos constantemente;
  • Criação e URLs simples, fáceis de ler e memorizar;
  • Exclusão de conteúdos que não agregam aos resultados;
  • Adoção de estratégias/layouts mobile-friendly;
  • Utilização de títulos e descrições claras e atrativas. 

Há outras dicas que ajudam os negócios a se destacarem na área de atuação. 

Uma estratégia que demanda tempo

Dedicar tempo para pensar nas melhores ações é o modo de ter resultados promissores. Evitar o uso de métodos de SEO negativo é fundamental para o crescimento da empresa. Portanto, aposte na produção de conteúdos de excelência. A divulgação de textos e campanhas alinhadas às necessidades do público também possibilita o destaque nos buscadores de forma orgânica, visto que agem como referências.

Ao aliar tais ações e cuidados, será possível direcionar públicos mais adequados à marca, aumentando as vendas da empresa de diversas áreas e tornando os negócios mais prósperos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.