O número de vítimas do coronavírus não para de subir. Enquanto muitos acreditam que já estamos nos aproximando do fim desse pandemia, a realidade vem mostrando algo bem diferente. Confinados em casa, é preciso dar o seu melhor para dividir o espaço com e entre você mesmo, marido, esposa, filhos e longas reuniões por Hangout, Skype ou Zoom. 

Reuniões estas que podem ter como assunto principal novas estratégias para enfrentar esse momento. Inegavelmente, um vírus que vem afetando a economia obviamente também afetaria o mercado do marketing digital. Como permanecer na mente dos clientes? Como apoiá-los durante esta crise de saúde? Devemos adaptar nosso plano de comunicação nas redes sociais?

Como falar sobre coronavírus nas redes sociais

O momento pede sensibilidade na comunicação 

Neste momento de crise, você precisa gerenciar seu conteúdo com sensibilidade. Estamos todos afetados de maneira física e mental. Portanto, tenha empatia. Não seja mesquinho e evite que suas postagens assumam um tom apenas comercial. De fato, isso pode danificar sua reputação, e, consequentemente, afetar suas vendas em um cenário pós-corona.

Um bom exemplo foi a Clínica Originare. Voltada para a reprodução assistida, as pessoas interessadas nesse tipo de serviço já passam por situações de estresse. Portanto, a comunicação nesse momento tem de ser leve, indo mais para o lado calmo e informativo.

 

Invista em publicações que educam e inspiram

Conhecimento válido é conhecimento compartilhado. Pense que nem todos estão totalmente cientes da situação e dos efeitos nocivos do vírus. Use o seu espaço nas redes para informar sobre a situação atual e como se prevenir. Você também pode compartilhar as medidas que vem tomando para proteger sua equipe e produtos. Compartilhe as ações implementadas e as próximas etapas a serem tomadas. 

A TechCD atua no ramo de impressão 3D, que vem sendo bastante útil durante a pandemia. Resolveram, portanto, ser uma parte da solução e doaram 100 máscaras de proteção para o Hospital Santa Marcelina.

Não esqueça de utilizar postagens fixadas no facebook e twitter, e criar um destaque no Instagram. Assim, seus clientes e demais pessoas, encontram de maneira fácil o que você tem a falar no momento.

Aproveite para se comunicar com mais frequência

Não é de causar surpresa que todas as plataformas de redes sociais tiveram um aumento repentino no número de usuários. 

Seja por conteúdo para abstrair, seja por últimas notícia,  as pessoas estão passando a maior parte do tempo conectadas. Se você tem uma empresa voltada para saúde, promova vídeos de exercícios simples e sugestões de refeições saudáveis ​​que aumentem a imunidade. É possível até mesmo investir em lives no youtube, por exemplo. 

Não pare suas redes sociais! Tudo isso vai passar

Continue postando nas redes sociais e não se esqueça também de alimentar o seu blog. Seu público precisa de você e que você mostre a ele como se recuperar.

Estamos passando por momentos difíceis, é verdade. No entanto, esta situação sem precedentes está sendo uma oportunidade de aprendizado. Agora é a hora de respirar e se adaptar. E para isso, saiba que estamos prontos para ser parte dessa inovação.

Vamos conversar?