A otimização de imagens e de conteúdo multimídia é um dos componentes influenciam positivamente o SEO do seu site. A saber, uma boa classificação na pesquisa de imagens do Google não só gera apenas tráfego, mas também afeta o posicionamento nos resultados de pesquisa. Portanto, se você deseja aparecer entre os primeiros resultados, algumas ações são necessárias também em relação às fotos.

Veja abaixo a quais pontos você deve ficar atento e comece a ver os resultados positivos. 

 

Faça a otimização de imagens seguindo essas 4 dicas

 

Atenção aos nomes das imagens

IMG8903.jpg? Foto 4.png? Esqueça. O Google é bastante inteligente, porém não sabe ler uma imagem. Sendo assim, cabe a você dizer o que está nela. É mais fácil para o buscador posicionar sua foto com relevância se você colocar algumas palavras-chave no nome do arquivo. Evite caracteres especiais, acentos, sublinhados (_) e um espaço em branco () pois eles podem comprometer a correta exibição da imagem. Utilize os termos separados são separados por um hífen, uma vez que a forma como o Google interpreta espaço. 

 

Utilize a tag <alt>

Outra parte da página que a maioria dos visitantes não enxerga, mas os bots de mecanismos de pesquisa sim, são as tags <alt>. Nesse atributo, você fornece um texto alternativo para cada imagem que adicionar ao seu site. Dessa forma, mesmo que a imagem não seja exibida devido a problemas técnicos ou configurações especiais de navegação, o visitante vai saber do que ela se trata.

Inclua sua palavra-chave principal que deseja rankear e descreva o que está na imagem de forma objetiva e breve. Além disso, muitos programas usam esse texto alternativo para descrever imagens para pessoas com deficiência visual. Por esse motivo, o atributo ALT também é uma tarefa necessária ao implementar a acessibilidade para um site .

 

Não esqueça das legendas

As legendas embaixo de imagens são lidas, em média, 300% mais do que o conteúdo do texto em si. Portanto, não usar legendas, ou usá-las incorretamente, significa perder a oportunidade de despertar o interesse dos leitores. Uma boa legenda ajuda a compreender o conteúdo da imagem, tem a palavra-chave e complementa o conteúdo do artigo.

No entanto, nem todas as imagens exigem a adição de uma legenda. Tudo vai depender principalmente do uso que você deseja fazer dela e, particularmente, se você deseja que esta imagem sirva ao seu SEO. 



Formato e peso das imagens é essencial

De acordo com as “práticas recomendadas do Imagens do Google“, os formatos de imagens compatíveis são BMP, GIF, JPEG, PNG, WebP e SVG. e também imagens incorporadas. Entretanto, na maioria das vezes, você usará um dos 3 formatos universais: JPEG (ou JPG), PNG e GIF. O JPG é ideal para todas as imagens nas quais as nuances de cor são importantes; PNG é recomendado para imagens simples, gráficos, logotipos ou imagens com transparência que necessitam manter pequenos detalhes em alta resolução; E o GIF é utilizado para imagens em movimento. 

O ideal é que o tamanho nativo de sua imagem seja igual ao tamanho de exibição. O Google tende a favorecer imagens em proporções como 1366 x 768 (16:9) ou 720 x 480 (4:3). Porém tenha cuidado com o peso dos arquivos, uma vez que o tempo de carregamento de uma página é fator determinante para conseguir um bom ranqueamento. 



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