O webinar é uma ferramenta cada vez mais usada como estratégia no marketing digital. Com a pandemia do coronavírus, é um formato que está em ascensão pela forma interativa de apresentar conteúdo. Inegavelmente, as opções são diversas: desde o compartilhamento de conteúdo valioso até a venda de produtos e serviços. 

Dito de forma simples, webinar é um seminário online transmitido ao vivo ou pré-gravado. Esse formato permite que um palestrante apresente seu conteúdo para os participantes onde quer que eles estejam. Algumas ferramentas que podem ser utilizadas para a realização de um webinar são o Zoom, o Google Hangouts e o Youtube Live. Dessa forma, os participantes podem simplesmente acompanhar a apresentação em seu próprio computador, para que não precisem se deslocar para participar da apresentação.

Quais são as vantagens de um webinar?

Aumento de tráfego para o seu site

Apesar de só ganhar popularidade atualmente, um webinar sempre foi uma forma poderosa de entregar conteúdo. Como os participantes devem se cadastrar com antecedência, essa é uma forma de aumentar o tráfego para o seu site. É possível também que o webinar seja salvo e fique disponível para acesso futuro, atraindo tráfego a longo prazo. Você também pode coletar feedback e pedir que compartilhem links e críticas nas redes sociais. Uma análise positiva será altamente eficaz para aumentar o tráfego do seu site, bem como a popularidade dos futuros seminários. Portanto, sempre incentive essa prática.

 

Mais geração de leads

O primeiro passo para participar de um webinar é o cadastro. Isso porque, geralmente, as plataformas de transmissão limitam o número de acessos simultâneos. Portanto, é necessário que os participantes reservem seu lugar da mesma forma que ocorre em um evento físico. Tais informações coletadas são úteis para conhecer os problemas do lead e, assim, personalizar os assuntos e temas a serem abordados. 

 

Aumente a interação com o seu público

Além disso, um webinar também oferece a possibilidade de interação. Sempre é recomendável separar pelo menos 5 minutos para perguntas no final. Além de abrir espaço para o diálogo, também é possível fazer enquetes e pesquisas. Essa é uma oportunidade de criar vínculos mais fortes com a sua rede, sempre algo positivo para a tomada de decisão de compra por parte do consumidor.

 

Sua empresa tem conteúdo e material para realizar um webinar? Ótimo! Mas você não sabe qual é a melhor estratégia a ser utilizada? Então converse com a gente e tenha muito mais ideias criativas para o seu negócio.

Até a próxima!