Se você é usuário ativo no Instagram, já deve ter percebido a mais nova mudança que aconteceu na rede. Caso você não seja, a gente te explica: agora, o número de curtidas passou a ser oculto. A novidade foi anunciada na F8 2019, conferência anual do Facebook para desenvolvedores, junto com mais uma série de mudanças na plataforma. Esse novo recurso ainda está em fases de testes e disponível apenas para Áustria, Brasil, Canadá, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia. Vale lembrar que nessa mudança no Instagram, o usuário ainda tem pleno acesso aos seus números de curtidas, eles apenas deixaram de ser públicos.

Popularidade inquestionável

O Instagram pode não ser a rede mais popular do mundo, mas seus números impressionam. O aplicativo passou de 30 milhões de usuários em 2012 para mais de 1 bilhão no final de 2018. O Brasil é o segundo maior mercado da plataforma em número de usuários, perdendo apenas para os EUA. Ao longo desse tempo, se tornou uma verdadeira “mina de dinheiro”, não apenas para anunciantes e grandes empresas, mas também para os “influenciadores”. Talvez por essa razão a repercussão da mudança tenha sido tão alta, principalmente por aqui. 

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, declarou que com essas medidas a intenção é “diminuir o clima de competição entre os seguidores” e permitir uma “experiência de uso mais focada em pessoas”. 

O comportamento questionado por Adam é fenômeno bastante notável principalmente entre os “influenciadores”. Esse determinado nicho é conhecido por  usar seus expressivos números como um medidor de popularidade. A fórmula funcionava de maneira bem simples: quanto maior o número de likes, melhor o seu conteúdo. Logo, maior o valor do seu perfil e maior as chances de lucro.

Mas e para as agências? Qual será o impacto dessa novidade em relação a forma como o marketing atua na plataforma?

Como a mudança no Instagram afeta a minha agência? 

Essa não é a primeira vez que a relação dos usuários com o Instagram passa por uma turbulência. As constantes mudança e os mistérios em torno do algoritmo da rede ainda deixa muita gente e profissionais de cabelo em pé. A primeira mudança veio em 2016, quando o feed deixou de exibir as publicações em ordem cronológica. 

É claro que toda novidade, por menor que seja, tem impacto naqueles o utilizam como ferramenta de trabalho. Ainda mais quando levamos em consideração os números expressivos do Instagram. Segundo dados de pesquisa realizada pela Opinion Box, 83% dos brasileiros segue alguma empresa ou marca no Instagram, enquanto 50% já adquiriu algum produto ou serviço que conheceu pela rede. Por isso, é importante que as agências fiquem por dentro e utilizem essas mudanças ao seu favor. Esse costuma ser o momento ideal para realinhar estratégias de trabalho com o Instagram e fortalecer o conteúdo selecionado para a rede. 

Embora os likes como ferramenta de engajamento sejam uma forma de medir o sucesso de um post, não se pode negligenciar a importância e poder que um comentário ou compartilhamento possui. Escolher um influenciador apenas pelos números costuma ser um erro frequente cometido pelas agências. Essa mudança pode jogar luz a esse posicionamento. É preciso proporcionar uma conexão mais valiosa entre o influenciador e seu público. Engajamento autêntico e conteúdo criativo. 

Mas, afinal, o que esperar?

Com esse novo formato, a expectativa é que sejam estabelecidos indicadores de desempenho realmente efetivos e mais profundos do que os likes. É fundamental que as marcas avaliem por que uma parceria com influenciadores é necessária e se é, de fato, necessária.  Analisar  indicadores que vão muito além dos números que à primeira vista impressionam (o próprio número de likes e número de seguidores, por exemplo). Assim, com objetivos reais e mensuráveis, é possível obter sucesso com quaisquer campanhas na rede. 


De qualquer forma, torcemos para que essa mudança redefina a maneira como consumimos o conteúdo que as rede nos mostram. Continue atento às novidades e siga a gente nas redes. E não deixe de baixar nossos materiais educativos

Até a próxima!