O marketing de influência é uma estratégia muito eficaz para atrair clientes. Os influenciadores podem ser desde celebridades brasileiras, blogueiras e youtubers a jornalistas famosos e profissionais especialistas em determinada área. Nesse sentido, eles ajudam a divulgar a sua empresa ou produto por meio de seus canais nas redes sociais. Isso porque os influenciadores criaram um forte vínculo com seus seguidores. Afinal, os consumidores têm mais confiança nas mensagens dos influenciadores em comparação aos anúncios divulgados pelas marcas.

Nos próximos anos, a criatividade e o talento dos influenciadores ocuparão um lugar importante nas operações de Marketing de Influência. De fato, influenciadores com talento criativo, bons fotógrafos, por exemplo, conseguirão combater o fenômeno de cansaço observado em 2019. Também serão esperados discursos diversificados e menos repetitivos. Os influenciadores se beneficiarão com diferentes tipos e plataformas de conteúdo, escrevendo posts em blogs, postando links no Twitter, enviando conteúdo para o Facebook, postando vídeos no YouTube, participando de podcasts, postando fotos e crie stories no Instagram. Ontem, os influenciadores foram contatados principalmente por seu poder de divulgação; amanhã serão chamados, principalmente, por sua criatividade.

Tendências do marketing de influência para 2020

Pequenos e médios influenciadores, grandes negócios

Os micro-influenciadores são criadores de conteúdo com um perfil um pouco menos visível, mas muito mais flexível e com um público mais receptivo. As marcas estarão cada vez mais interessadas nesses perfis pois representam uma esfera de influência que não se limita apenas à família, amigos e colegas. Esses consumidores ultra-conectados agora podem influenciar o mercado com apenas alguns cliques em diferentes áreas de expressão.

Vídeo ainda mais presente

Comparado às imagens, o formato de vídeo é mais divertido, dinâmico e cativante. Isso gera mais engajamento dos seguidores. Vídeos ou animações ao vivo devem fazer parte das reuniões a serem oferecidas aos seus influenciadores em 2020.

Discuta com eles e veja até que ponto podem organizar lives, unboxing, tutoriais, sessões de perguntas e respostas, por exemplo.

Surgimento de outras redes sociais

O Instagram é a principal rede social de influência. Seus números de rápido crescimento impulsionam a plataforma como um canal de visibilidade concreta para as marcas. O motivo? Os números indicam que a rede conta com 1 bilhão de usuários ativos, sendo que destes, 500 milhões compartilham stories diariamente. Você certamente planejou um orçamento para o marketing de influenciador no Instagram, mas você pensou em plataformas crescentes?

Veja o caso do TikTok, que ultrapassou 1,5 bilhão de downloads, o suficiente para superar seus principais concorrentes, como Instagram e YouTube. O aplicativo é focado na produção de pequenos vídeos, de até 15 segundos. Tal formato é um sucesso entre os jovens e em 2019, e acabou atraindo marcas ao criar desafios que foram enfrentados por influenciadores e milhares de usuários. O TikTok ainda conta com um diferencial: é o único entre os cinco apps mais baixados do mundo que não pertence ao Facebook.  Em 2020, é certamente uma rede para ficar de olho e quem sabe integrá-la às campanhas de marketing de influência.

 

Quer saber mais sobre as tendências do marketing digital para 2020? Acompanhe a gente nas redes e venha tomar um café. Estamos preparados para fazer sua empresa crescer neste novo ano.