Em um mundo cada vez mais tecnológico, investir em marketing de conteúdo não é mais um diferencial e sim uma necessidade. Quem deixa de lado essa estratégia,  considerada um dos pilares do Inbound Marketing, não aproveita grandes oportunidades e acaba perdendo espaço para a concorrência. Para se ter uma ideia, 71% das empresas brasileiras já adotaram o marketing de conteúdo, de acordo com a pesquisa Content Trends, realizada em 2018. O estudo mostra ainda que, as que utilizam a estratégia, recebem até duas vezes mais visitas no site. Sem contar que geram três vezes mais oportunidades de vendas.

Portanto, está comprovado: o marketing de conteúdo é a vitrine do seu negócio e, quando bem feito, pode aumentar consideravelmente suas oportunidades de vendas. Por isso, comece hoje mesmo a gerar conteúdo relevante e de qualidade para a sua persona e torne-se referência no segmento em que atua. Para te ajudar com isso, listamos 4 dicas fundamentais para se  fazer um bom marketing de conteúdo. Confira:

1 – Defina a persona do seu negócio

Antes de qualquer coisa, você precisa definir quem é a persona da sua empresa, ou seja, o cliente ideal. Para isso, faça pesquisas profundas e detalhadas a respeito dessa pessoa. Apesar de ser um perfil fictício, a criação da persona deve ser baseada em fatos reais. Portanto, leve em consideração seus comportamentos, características demográficas, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Além de definir suas características físicas e emocionais.

Para entender melhor sobre o assunto, aconselhamos que você leia o artigo “O que é uma persona e como definir a da sua empresa?”.

2 – Identifique quais canais serão utilizados

Agora que você já sabe quem é a sua persona, precisa descobrir quais ela utiliza para se informar. Existem algumas possibilidades:

  • Blog;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Linkedin;
  • Youtube, dentre outros.

Veja quais deles ela acessa frequentemente e comece a veicular seus conteúdos por lá. Para te ajudar nesse processo, é importante que você entenda as particularidades das rede social e quais conteúdos devem ser veiculados em cada uma delas. No artigo “Social Media: quais redes sociais sua empresa deve estar?” você encontra essas respostas.

3 – Escolha quais conteúdos irá compartilhar

Você já sabe quem é a sua persona, quais canais ela acessa e agora precisa produzir materiais que sejam do interesse dela. Para isso, descubra quais são suas dores e crie conteúdos que as curem. Ou seja, identifique quais problemas atrapalham o dia a dia da sua persona e quais são suas necessidades. Assim, poderá produzir materiais de qualidade e que sejam relevantes para ela.

Nessa etapa do processo, você tem de utilizar as técnicas de SEO para que os seus conteúdos sejam otimizados e apareçam nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas. Se você ainda não sabe como fazer isso, leia o artigo “SEO: como otimizar seus textos”. Com certeza será de grande ajuda.

Lembre-se de que, cada persona, está em um momento diferente da jornada de compra e, por isso, você deve oferecer materiais específicos para cada uma delas. Neste texto, você encontra quais são eles.

4 – Mantenha a periodicidade nas publicações

Não adianta produzir conteúdo relevante e de qualidade uma vez a cada dois meses. Você precisa postar materiais constantemente. Só assim a persona irá confiar na sua empresa e se engajar com a marca. Sem contar que, quando você mantém periodicidade nas publicações, acaba criando um relacionamento natural e saudável com o potencial cliente. E isso será fundamental quando ele estiver no momento certo para fechar uma venda.

Agora que você já sabe quais são as principais estratégias para fazer um bom marketing de conteúdo, já pode começar a implementá-las. Se precisar de ajuda com isso, entre em contato com a gente. Será um prazer ajudá-lo (a).