Um bom conteúdo é o recurso mais valioso da Internet. Por isso, já vamos deixar bem claro: o marketing de conteúdo não pode ser gratuito e muito menos improvisado.  Sabe aquele post em redes sociais, aquele vídeo ou aquele texto publicado em um blog? Pois é. Nenhum deles vai gerar visibilidade e resultados efetivos sem um plano de ação. Entretanto, grande parte das pessoas esperam ver resultados imediatos com apenas uma postagem nas redes. Não é assim que funciona. A estratégia de conteúdo é um “jogo” de longo prazo, mas fazer o certo pode ajudar a enviar tráfego para os próximos anos. 

 Do ponto de vista de atrair clientes, o conteúdo é uma peça fundamental nesse jogo. Isso ocorre porque o mecanismo de pesquisa, que é um grande meio de atrair clientes, tenta colocar “conteúdo útil” para os usuários no topo dos resultados da pesquisa. É difícil atrair clientes com conteúdo que não ajuda ninguém, concorda? O conteúdo também é importante do ponto de vista da prospecção de clientes uma vez que eles absorvem vários conteúdos para avaliar a qualidade de seus produtos e compará-los com os concorrentes.

Definir metas de marketing de conteúdo, etapas para atingir essas metas e como avaliar o sucesso é fundamental durante o processo. Uma boa estratégia de conteúdo esclarece os desafios dos negócios e como usar o conteúdo de maneira eficaz para resolvê-los.

 

Como criar uma estratégia de conteúdo?

Defina a persona

O segredo está em enviar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo. Mas antes disso você precisa saber quem é a “pessoa certa”. Você nunca criará sua persona com base em suposições ou intuição. Pesquise e defina quem é seu cliente ideal. Identifique seus desejos, seus medos, seus gostos. Tenha em mente que a qualidade supera a quantidade. Afinal, você quer que seu marketing de conteúdo seja bem segmentado. Conteúdo profissional eficaz deve transformar alguns dos seus leitores em um cliente em potencial e, em seguida, em um cliente. 

Monitore a jornada

Os estágios da jornada do comprador são equivalentes ao caminho percorrido pelo cliente ideal antes de fazer uma compra. Faça com que os seus potenciais clientes se sintam atraídos, tomem consciência das necessidades que têm e, assim, sejam guiados para comprar ou consumir seus produtos/serviços. Se você tiver esse aspecto claro, poderá aproveitar a decisão de compra e criar um sistema que realmente funcione. Lembre-se de explorar as três etapas da jornada: fase da descoberta, fase do reconhecimento, fase da consideração e estágios de compra/decisão. 

Faça um ótimo conteúdo

A melhor maneira de começar a criar um bom conteúdo é com um brainstorm. Reúna os colegas criativos que entendem seus clientes e troquem ideias. Defina os padrões que os criadores de conteúdo devem seguir ao criar ideias relacionadas a tópicos e formatos. Enfatize todos os problemas que não devem ser violados, caso elas existam. Quando estiver pronto, comece a escrever visualizando a programação do seu conteúdo para alcançar seu público. E não esqueça de utilizar à vontade as boas práticas editoriais associadas à marcação correta de SEO.

Crie um calendário de conteúdo

Depois que todas as etapas estiverem concluídas, crie um calendário de conteúdo. Ao predeterminar o formato de mídia antecipadamente, você pode calcular o volume de trabalho mensal aproximado, portanto, use-o para o gerenciamento de cronograma. Pensar estrategicamente sobre objetivos e estilos ajudará você a se diferenciar de seus concorrentes e a demonstrar sua vantagem. É um exercício essencial, pois permite alternar os tipos de conteúdos de acordo com a persona e os canais e, principalmente, garantir uma produção regular ao longo do ano.

Invista em uma newsletter

Uma newsletter é um instrumento que serve para comunicar informações a sua base. Ela assume um papel tremendamente importante quando desempenha um papel decisivo no funil de vendas. Um dos motivos para essa importância é a transmissão de informações aos leads já classificados em sua listas de divulgação.Dessa forma, eles podem passar para a próxima fase, a “fase de oportunidade”, e avançar durante a jornada.


Viu como não é tão difícil assim? Então não perca tempo e comece hoje mesmo a colocar em prática essas dicas. Se precisar de ajuda, entre em contato com a gente e baixe nossos materiais educativos.

 Até a próxima!