Sabe quando você lê um anúncio e imediatamente se convence de que PRECISA daquele produto ou serviço? Pois é. Por trás dele tem muito mais que meramente necessidades impostas pelo capitalismo. Brincadeiras à parte, essa capacidade de persuasão tem nome: copywriting. Dito de forma simples, a técnica é a arte de usar palavras de modo estratégico para seduzir e convencer as pessoas a tomarem uma ação. Pode ser uma compra, um download de ebook, o pedido de orçamento ou assinar uma newsletter, por exemplo.

Conforme estudo realizado pela Microsoft em 2015, o tempo de concentração das pessoas na era digital é de 8 segundos. O de um peixe dourado é de 9 segundos.  Ou seja, sim, é bem capaz que esse tempo tenha diminuído ainda mais após praticamente 6 anos. Nesse sentido, o copywriting ganha ainda mais importância.

 

Como chamar a atenção e gerar interesse

 

Cada palavra, cada frase é importante e cuidadosamente selecionada. O copy é o gambito da rainha, ou deveríamos dizer do seu marketing digital? Sendo assim, está presente em todas as suas mídias online: conteúdo de seu site, textos para blog, posts em redes sociais, e-mails, campanhas publicitárias e por aí vai. Também é possível utilizá-lo para fazer roteiros de vídeos ou podcasts e assim ampliar o alcance do conteúdo produzido. 

Para captar o interesse dos leitores mais dispersos que um peixinho dourado, é preciso contar com um conteúdo claro e estruturado. Obviamente, você não é o único do seu ramo no mercado, certo? Mas o que exatamente torna o seu serviço ou produto melhor do que os da concorrência? Um verdadeiro especialista na área é capaz de focar na resposta a essa pergunta. E ainda consegue ajustar o estilo e o conteúdo do material exatamente para o público a que se destina; com a ação que o leitor deve realizar; e divulgá-lo no meio adequado para isso (site corporativo, blog, rede social, e-mail etc.).

 

Marketing de conteúdo e copywriting: uma duplinha do barulho

 

Quando integrado ao marketing de conteúdo, o copywriting se torna uma poderosa ferramenta para conseguir resultados assertivos para as estratégias traçadas. Para explicar melhor, vamos estabelecer as diferenças entre os dois. 

O marketing de conteúdo visa atrair tráfego, ampliar o seu relacionamento com potenciais clientes, tornar a sua empresa conhecida e desenvolver sua imagem de marca. Já o copywriting é a técnica que gera mais impacto, mais engajamento e eleva os resultados. Isso porque permite que você crie conteúdo personalizado com base no seu cliente ideal. Assim, é capaz de despertar a emoção ideal no momento ideal. 

Portanto, mesmo atuando como uma ferramenta adicional, pode fazer toda a diferença nos resultados. 



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