Ao criar um site, você já deve ter feito a seguinte pergunta: como divulgar meu site e aumentar minha visibilidade? Anunciar no Google é uma excelente opção, pois trabalhar com links patrocinados ajudará a aprimorar seus negócios na internet. Otimize campanhas e atinja resultados com o Google Adwords, quer saber como? Então, continue lendo!

O que é Google AdWords?

O Google AdWords permite criar campanhas de anúncios pagas para fazer o seu site se destacar nos resultados de busca. Anunciar no Google é uma das maneiras mais eficientes de se obter resultados a curto prazo e de entender o que é ou não relevante para o seu negócio.

Ao fazer uma pesquisa no Google, aparecem resultados orgânicos e pagos. Algumas vantagens ao usar o Google Adwords, são:

Segmentação: os anúncios aparecem para as pessoas certas e no momento certo. Somente as pessoas que estiverem procurando por algo parecido que verão seus anúncios;

Mensuração: você consegue medir o impacto real da sua campanha, podendo editar seus anúncios ao longo do tempo;

Disponibilidade: permite você ativar novos anúncios em poucos minutos. Ou seja, é simples e rápido;

Controle da mensagem: você escreve o texto que quer colocar no anúncio que irá aparecer no Google.

É necessário acompanhar as métricas diariamente, identificar o que funciona e o que não funciona para otimizar suas campanhas.

Formatos para anunciar no Google

Há duas formas de anunciar: por meio de rede de pesquisa ou pela rede de display. Os anúncios voltados para a pesquisa aparecem na tela em que o usuário visualiza os resultados de busca que ele fez. É possível escolher quais as palavras-chave farão com que seu anúncio apareça. Além disso, é possível também escolher para qual página do seu site o usuário será redirecionado. Por isso, é importante pensar na experiência do usuário, ou seja, é preciso leva-lo até uma página que condiz com o anúncio que ele clicou.

Palavras-chave

Ao criar uma campanha no AdWords, você escolherá uma lista de palavras-chave para vincular seus anúncios a ela. A partir daí, o Google exibirá seu anúncio toda vez que alguém fizer uma busca por alguma das palavras-chave da sua lista.

Para selecionar palavras-chave, a dica é fazer uma lista com pelo menos 10 que tenham a ver com o seu site. Procure utilizar palavras que combinem 2 ou 3 termos. Por exemplo, agência de marketing digital ou agência de marketing digital sp. Vale lembrar que não se deve repetir palavras-chave.

Anúncios – Rede de Pesquisa

O anúncio é formado por um título, uma URL e até duas linhas de descrição. No título, por exemplo, o máximo de caracteres que podemos utilizar são 25. Já na URL, podemos usar até 35 caracteres. Ela precisa ser amigável, bem apresentada e ter o domínio do seu site. A descrição do anúncio é dividida em duas linhas. Com 35 caracteres em cada uma dessas linhas. Esse é, então, o espaço que você irá utilizar para passar a mensagem ao seu usuário.

Como o número de caracteres é bem limitado, é preciso ser criativo para convencer o usuário a clicar no seu anúncio. Utilize também chamadas como: “confira”, “aproveite”, “saiba mais”, etc.

Páginas de Destino

São as páginas em que os usuários serão redirecionados quando clicarem em seus anúncios. Portanto, é fundamental que a sua página de destino ofereça exatamente o que o usuário espera encontrar.

Para criar as páginas de destino, é preciso explicar detalhadamente o seu produto ou serviço, ilustrar a página com imagens e vídeos deixando bem dinâmica e utilizar blocos de textos curtos e objetivos, facilite a leitura do usuário.

Políticas do AdWords

Não se esqueça que tudo o que é escrito no anúncio deve ser apropriado ao que o internauta encontrará na página de destino. Não utilize palavras inteiras em caixa alta ou pontos de exclamação nos títulos dos anúncios e a expressão “Clique aqui” também não pode ser utilizada.

Anúncios – Rede de Display

Com a rede de display do Google, é possível atingir clientes potenciais que não sabem ainda da existência da sua empresa ou negócio. Com ela, seus anúncios aparecem em sites, blogs, YouTube, Gmail, entre outros.

A segmentação da rede de display é contextual, ou seja, seu anúncio é exibido no momento ideal. Você pode utilizar anúncios gráficos, dando mais destaque ao seu serviço.

A rede de display é composta por diversos sites. Eles se afiliam por meio do Google AdSense e, então, disponibilizam espaços em suas páginas para exibir anúncios relevantes para quem está navegando por elas. Por isso, quando um cliente clica no anúncio, o anunciante paga o valor do clique para o Google e depois é repassado uma parte dessa verba para o dono do site.

Tipos de Segmentação da Rede de Display

Há 5 tipos de segmentação na rede de display. Três têm o foco na página em que o anúncio é posicionado e dois têm foco no usuário. Entenda:

  1. Segmentação por palavras-chave: você faz uma lista de palavras-chave e o sistema do Google irá encontrar canais da rede de display que possuem aquelas palavras no conteúdo. Depois exibirá o seu anúncio ao lado desse conteúdo.
  2. Segmentação por canais: esse modelo de segmentação permite que você escolha diretamente em qual site da rede de display você deseja exibir seus anúncios.
  3. Segmentação por tópicos: toda vez que um site se afilia para exibir anúncios da rede de display, ele se associa a um tópico. Portanto, nesse modelo de segmentação você escolhe os temas que se relacionam com o seu anúncio.
  4. Segmentação por interesse do usuário: o Google faz uso do histórico de navegação do usuário para identificar o interesse dele.
  5. Segmentação por remarketing: aqui você mostra os anúncios apenas para quem já visitou o seu site, fazendo uso de um código de remarketing que você deve instalar no seu site para ativar essa segmentação;