SEO é uma sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa otimização para mecanismos de busca. E o mecanismo de busca mais utilizado no mundo é o Google. O SEO estuda formas de deixar uma página bem nos primeiros resultados dos buscadores.

Mas como fazer isso? Bom, o algoritmo que elenca os resultados de busca é bem complexo e sempre muda. Porém, algumas práticas ajudam. Hoje vamos focar em redação. Técnicas que são aplicadas na hora de criar um blog post para melhorar esse ranqueamento.

O primeiro passo é definir a palavra-chave. Afinal, algo deve ser pesquisado para você aparecer lá, né? Então, você precisa saber quais são as palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço que a sua persona pode pesquisar. Pensando na jornada de compra, se você está produzindo um conteúdo de topo de funil, a palavra deve ter relação com o problema inicial da persona. Se for de meio de funil, o foco é na busca por solução. De fundo de funil, a solução em si.

A palavra-chave no texto

Para ter um texto otimizado, a palavra-chave deve estar em alguns lugares estratégicos do texto. Funciona assim: alguém pesquisa, o buscador faz uma varredura e mostra. O buscador é um algoritmo não pensante, ele lê códigos e não faz interpretação. Ele entende, contudo, algumas variações de palavra-chave. Portanto, devemos mostrar para ele de forma natural que o nosso conteúdo tem tudo a ver com o termo buscado.

O primeiro lugar que a palavra-chave escolhida deve estar é na URL. A URL é o endereço que colocamos no navegador. Assegure-se que o termo está alí. Outro lugar é na meta-descrição. Este é o preview que aparece no próprio buscador. Se você não definir uma, ela será feita com as primeiras linhas do conteúdo.

No texto em si, tem que estar no título, que deve ser criativo e chamativo. O ideal é que a palavra-chave esteja bem clara e seja o foco dele. Ela também tem que estar no primeiro parágrafo do texto. Como o assunto do conteúdo em si é esse termo, ele deve ser indicado logo no começo. Além disso, é interessante que esteja em algum dos subtítulos (H1). E, por fim, no último parágrafo.

Mais práticas de SEO

Além de escrever a palavra-chave em todos esses lugares, é muito importante que ela esteja no texto Alt das imagens. Isso você configura na hora de inserir a mídia. O texto Alt é o que aparece naquela caixinha branca quando a imagem não carrega. Isso deixa mais claro ainda que o conteúdo está muito relacionado ao termo buscado.

O uso de links é totalmente recomendável também. Tenha links internos e externos no seu conteúdo. Eles podem ser de outros conteúdos de blog, de serviço, ou apontando alguma pesquisa. Priorize portais confiáveis para seus links externos. Isso faz diferença.

 

No fim do dia, outro fator que conta muito é que quanto mais visitas você tiver, mais visitas você vai ter. Os mecanismos de busca priorizam os sites e páginas que já estão entre as mais vistas para aparecer primeiro. E dá preferência também para sites com boa usabilidade. A taxa de rejeição e o tempo de navegação de usuários únicos também contam. 

Portanto, se começou a pensar em SEO agora, talvez demore um pouco para seu conteúdo aparecer na primeira página. Mas não desista! Divulgue o conteúdo por meio de redes sociais e e-mail marketing e continue produzindo material relevante e de alta qualidade.