Precisa de uma agência de marketing de conteúdo? A gente te ajuda a fazer a escolha e a entender melhor como esse mundo funciona. Primeiro, é preciso compreender o marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia que tem como principal objetivo ajudar o potencial cliente com conteúdo relevante. Existe todo um estudo e planejamento acerca da metodologia.

Em resumo, é preciso que você identifique quem é a buyer persona de sua marca, quem é a brand persona e quais são as etapas da jornada de compra de seu produto ou serviço. Com todas essas informações, você pode começar a traçar a sua estratégia de marketing de conteúdo. A ideia é que você ofereça o conteúdo que a sua buyer persona vai precisar em cada etapa da jornada com o único objetivo de ajudá-la. A compra e a fidelização são consequências disso. Agora, você precisa de uma agência de marketing de conteúdo para isso? Bom, eu não conheço o seu caso, mas arriscaria dizer que sim.

Agência de marketing de conteúdo é necessária?

O outsourcing de mão de obra para conteúdo é necessário por diferentes motivos. Primeiro, porque a agência de marketing de conteúdo vai ajudar a definir as informações básicas (personas e jornada de compra). Esses dados são essenciais para o sucesso da metodologia e eles só são obtidos com muita pesquisa. O profissional especializado, além de ter um olhar mais direcionado, já faz esse levantamento pensando na execução.

Outro motivo é na própria produção. O profissional responsável pela criação do conteúdo, no geral, já tem a escrita voltada para o melhor ranqueamento em mecanismos de busca e, ainda, conhecimento para uma divulgação mais assertiva. Dessa forma, você obtém muito mais resultado de maneira orgânica.

Além disso, o marketing de conteúdo deve ser adaptado de acordo com os resultados. Portanto, você precisa de profissionais que estejam mais dedicados a isso. O que nem sempre é possível com uma equipe interna. Na agência de marketing digital, ao observar as métricas, já é possível ver o que está funcionando e o que não está e, com isso, fazer as adaptações necessárias.

Agência de marketing de conteúdo especializada

Um dos principais pontos negativos de contratar uma agência de marketing digital genérica é a falta de profundidade em determinados assuntos. Neste sentido, pode ser que o conteudista responsável sinta mais necessidade de abordar o cliente para entrevistas. Então, se você sente que o seu produto ou serviço é de algum assunto mais difícil e que a sua buyer persona já tem um conhecimento aprofundado, o ideal é procurar uma produtora de conteúdo especializada. Assim, você ganha tempo e se sente mais satisfeito com o material recebido.

Vale ressaltar que o marketing de conteúdo não se restringe ao digital. O primeiro case surgiu bem antes da internet. Esta é uma decisão que deve ser tomada antes da contratação do terceiro. Se você não tem ideia sobre o que é melhor para a sua empresa, é importante falar com agências que trabalham com o on e com o offline.

Fatores de decisão ao contratar a agência de marketing digital

Depois de uma boa pesquisa, é preciso alinhar alguns fatores com as agências. Primeiro sobre as suas expectativas. É preciso que você, como cliente, seja muito claro sobre o que espera do trabalho da agência. Assim, eles já dizem o que é possível e o que não é. Se ainda estiver em dúvida, vale pesquisar sobre os clientes e cases.

Alguns fatores de decisão são muito pessoais, como preço e localização. A orientação que a gente dá é olhar sempre o todo. Então, quando for decidir pela agência de marketing de conteúdo que tomará conta da estratégia de sua empresa, é preciso que ela esteja o mais alinhada possível com a sua expectativa. O marketing de conteúdo é uma metodologia de longo prazo. Portanto, o barato pode sair bem caro no fim do dia, se as coisas não forem feitas corretamente desde o start.