Quem trabalha com gestão de redes sociais sabe o quão difícil pode ser explicar para amigos e parentes de outras áreas o que você faz ao certo. Frequentemente, o gerenciamento é visto como passar o dia inteiro no Facebook, Instagram ou outra rede social. Seria o melhor emprego do mundo se fosse fácil assim, certo? Porém, a verdade é que o trabalho de um gestor dessa área vai muito além do compartilhamento de memes e vídeos fofos de gatinho.  

Um community manager, ou gerente de comunidade, é o profissional responsável por gerenciar e monitorar redes sociais. Ele escolhe o conteúdo mais adequado para promover um produto, uma marca ou um serviço. É um papel semelhante ao de um relações públicas, por exemplo, no qual é preciso analisar as necessidades dos outros para entender qual a mensagem mais eficaz deve ser publicada.  

Além disso, o community manager é uma das primeiras pessoas com quem o cliente interage. Ele também é o responsável por responder a perguntas, atender a reclamações, interpretar as informações recebidas indiretamente por meio do comportamento dos usuários, entre outros. 

Diante de toda essa responsabilidade, é essencial que você tenha a melhor gestão. Dependendo do tamanho da empresa e, obviamente, de seus recursos, o serviço executado por essa figura pode ser terceirizado ou não. Mas o que está claro é a importância do gerenciamento adequado das redes sociais para o sucesso de qualquer negócio. 

Fazendo uma boa gestão de redes sociais

Manter o controle de todas as suas redes sociais hoje em dia pode ser bem trabalhoso, especialmente quando você gerencia as páginas de uma empresa. Afinal, para seus clientes, uma rede social é um novo (e rápido) caminho para atendimento ao cliente. Confira algumas dicas de como otimizar esses processos.

Saiba quem é seu público-alvo nas redes sociais

Quais pessoas estão envolvidas? Você faz tudo para entender o que seu público gosta nas redes sociais? Um pequeno trabalho de pesquisa ajudará o profissional a entender com qual faixa etária trabalhar, se o seu grupo-alvo gosta do (s) seu (s) produto (s), quem são seus clientes mais recorrentes e assim por diante.

Aproveite e veja a demografia dos principais canais das redes. Observe como eles lidam com a marca. Hoje, a maioria das redes possuem painéis nativos, com diversas estatísticas úteis para o trabalho de gestão. Entenda quais são as mais importantes e como elas atingem os objetivos estipulados pelo cliente. Isso ajuda você a criar relacionamentos duradouros entre os dois. Verifique as impressões, o desempenho de hashtags, envolvimento e cliques. Avalie também o número de likes pagos e orgânicos para ter uma ideia do desempenho da sua marca.

Trabalhe em equipe

Normalmente, a quantidade de coisas a fazer em uma gestão de redes sociais é demais para uma só pessoa. Crie uma equipe de trabalho com funções precisas, organizadas de acordo com um cronograma bem planejado. Você pode usar ferramentas gratuitas como o HootSuite ou Mautic para ajudá-lo nessas tarefas.

Utilize as ferramentas de gerenciamento para redes sociais

O maior obstáculo é sempre o alcance. Adaptar o conteúdo a diferentes canais torna-se essencial. Porém, algumas vezes essa adaptação pode interromper ou até mesmo bater de frente com uma estratégia traçada anteriormente. É aí que entra a importância da dependência de ferramentas de gerenciamento de redes. Embora cada rede tenha diversos meios de contato, o gerenciamento sem perdas de interações torna-se viável. As ferramentas coletam as mensagens de várias redes e as reúnem de maneira bem organizada. Além disso, ajudam a filtrar conversas, agilizar o fluxo de engajamento, permitir rastreamento de tags, usuários mais participativos e, é claro, fornecer funções de gerenciamento.

Escolha em quais redes investir e planeje o conteúdo relevante

Já dissemos anteriormente a importância de estar presente nas redes. Porém, é preciso entender que cada rede tem objetivos e públicos diferentes. O LinkedIn, por exemplo, é voltado para questões profissionais, como divulgação de vagas e artigos. Principalmente aqueles que visam divulgar conhecimento e agregar valor à marca. Bem diferente do Instagram, uma rede com forte apelo visual. Após estudar seu público, veja em qual rede ele está mais concentrado. Então, trace as estratégias de conteúdo a partir desse ponto. E lembre-se: internet é muito mais que apenas textos.

Seja consistente

De um lado da moeda, temos cada marca com uma identidade, uma série de atributos que a representam. Do outro lado, temos a imagem e a percepção da marca que cada indivíduo cria. A presença nas redes sociais tem relação direta com a criação dessa imagem. A identidade que você transmite deve ser a mesma em todos os canais de comunicação. Comente, compartilhe e publique sobre temas que tenham a ver com a marca. Faça isso periodicamente e constantemente. Dessa forma, os números vão melhorar, e você poderá desfrutar de uma reputação online alinhada com seus verdadeiros interesses.

 

Depois dessas dicas, você deve ter percebido que no gerenciamento de redes sociais não há uma fórmula mágica para o sucesso. No entanto, se uma estratégia for seguida, será possível ter sucesso em diferentes aspectos. Isso, a longo prazo permite maior satisfação, e acima de tudo, resultados. 

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, tire um tempinho para ler nossos outros textos sobre o tema, como “Social Media: quais redes sociais sua empresa deve estar?“. Com certeza, eles te ajudarão durante sua trajetória em gestão de redes sociais.