É muito fácil ter bons perfis nas redes sociais, não é mesmo? Basta postar umas fotos bonitas de tempos e tempos e está tudo certo, né? Bom… Na verdade, não. Afinal, nenhum trabalho deve ser feito sem planejamento e estratégia. Por isso, pode ser que talvez você precise de uma agência de redes sociais para te ajudar. Isso porque é possível gerar muitos leads, fazer um trabalho de branding e reconhecimento de marca e se tornar um sucesso por meio das redes.

A grande questão é que diversos fatores devem ser analisados. Se você acha que sua equipe dá conta, perfeito. Contudo, uma agência de redes sociais pode ajudar muito. Primeiro, porque as chances de sucesso são maiores e sobra tempo para o time interno focar em outras necessidades da empresa. Para saber se você precisa de uma agência de redes sociais, separamos alguns sinais. Confira e veja se há a necessidade de outsourcing.

  • Falta planejamento estratégico

Se mesmo com planejamento, você sente que as postagens nos perfis da empresa são feitas de forma aleatória, é hora de rever. Por mais que as redes sociais pareçam uma peça muito pequena em uma estratégia de marketing digital, elas são fundamentais. Então, não negligencie ou banalize este conteúdo. Lembre-se de sua persona, o que ela procura nas redes sociais, quais conteúdos gerariam engajamento e assim por diante. Quando fizer as reuniões de pauta e definição de conteúdo, vale analisar isso também.

  • Os seguidores são pouco qualificados

Um grande problema de algumas ferramentas de automação de redes sociais é que às vezes o público impactado não representa a persona. Outra questão é a famosa compra de seguidores. Agora vai a dica amiga: jamais compre seguidores. Vai por mim. Você só vai gastar dinheiro. Esse é o tipo de erro que quando se conta com uma agência de redes sociais você não comete. Isso porque, com um planejamento bem pensado, só os potenciais compradores serão impactados. Caso você não tenha tempo para elaborar um planejamento de mídias sociais, a terceirização ou consultoria pode ser de grande ajuda.

  • Você não gera leads pelas redes sociais

É possível, sim, gerar leads por redes sociais. Isso é realizável em todas elas: Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube. Contudo, é preciso produzir conteúdo pensando nesse objetivo. Mais do que isso, é necessário fazer a melhor segmentação possível, formas de conversão adequadas, entregar o material correto, entre outros detalhes. A agência de redes sociais te ajuda a otimizar esse processo e pensa em estratégias para essa finalidade. Mas, claro, tudo depende dos atuais objetivos da empresa.

Detalhes ao contratar uma agência de redes sociais

Contratar uma agência de redes sociais pode ser um investimento necessário. Entretanto, vale lembrar que as mídias sociais sozinhas podem não atender aos objetivos da empresa. Então, talvez seja mais vantajoso contratar uma agência de marketing digital que exerça esse trabalho. Outro ponto a ser levantado é a questão do investimento. Hoje em dia, é muito mais difícil ter um bom alcance de forma orgânica. Isso significa que o valor investido vai além da mão de obra da agência de redes sociais. Considere o quanto terá que pagar para as plataformas.