Atualmente, para o seu negócio crescer, é necessário implementar ações de marketing para formar uma carteira de clientes satisfeitos e fiéis. Contudo, o mundo virtual não é tão simples assim. Muitas empresas investem em e-mail marketing, SEO e postagens diárias em blogs e não conseguem o resultado desejado em geração de leads. Isso acontece porque na maioria dos casos elas não utilizam uma estratégia eficaz e quando o assunto é marketing digital. Estamos falando de planejamento de Inbound Marketing.
O Inbound Marketing é um conceito que visa traçar uma estratégia voltada para a geração de leads, que só é obtida com tráfego intenso nos sites ou blogs. O Inbound conquista o interesse do público ao invés de comprá-lo, diferente de outras formas de publicidade. Por isso, abaixo listamos um passo a passo de como montar seu planejamento de Inbound Marketing.
Qual o seu objetivo?
Primeiramente, identifique o seu objetivo para determinado período. O ideal, a seguir, é que pense num período mínimo de seis meses a um ano para atingir sua meta. Se a sua estrutura não for muito grande, procure iniciar com algo mais simples. Após ter o objetivo definido, a estratégia começará a ser montada.
Identifique as personas
Estabeleça, então, um plano de ação que identifique o público alvo que precisa do seu produto. As personas são perfis fictícios, baseados em estudos reais que personificam seus clientes ideais. Se você é uma empresa de tecnologia e lida com software de gestão financeira, por exemplo, peça à sua equipe que façam contato com empresas do ramo diretamente. Outra opção é que busque pela internet e que ofereçam seus serviços, convidando para conhecer seu conteúdo de marketing digital. Assim, este é o público que lhe disponibilizará leads qualificados mensalmente para alcançar sua meta.
Onde eles estão?
Se, antigamente, para descobrir o local que seu público alvo se estabelece era por carta ou telefone, agora ele pode ficar em qualquer lugar do universo online. Isso porque a internet está em constante expansão. Redes sociais, como o Facebook e o Linkedin, são como fontes que permitem vocês a rastreá-los. Então, participe de grupos, páginas e fóruns de discussão sobre o assunto de seu negócio. É aí que seus futuros clientes estarão esperando por alguém que ofereça conteúdo e serviços de qualidade.
Fale com eles sem medo e faça uma oferta
Ao final do processo, faça uma lista detalhada sobre o que deve fazer para gerar mais leads. Veja, em seguida, quais são as palavras-chave mais utilizadas e que dão um retorno maior na busca por clientes.
Atração
Podemos considerar a atração como a principal etapa do Inbound Marketing. Gerar tráfego competente em suas plataformas de mídia online é o primeiro passo para o sucesso. O que isso significa? O internauta acessa um de seus canais (blog ou redes sociais), se identifica com o conteúdo, preenche um formulário para receber o material em troca. Com isso, ele se torna um lead e consequentemente um cliente.
Leads em seu funil de vendas
Depois de converter o tráfego de seu site em leads, a próxima etapa é trabalhar os leads em seu funil de vendas. Tenha a garantia de que cada um de seus leads está recebendo um conteúdo que faça sentido para eles, baseado no momento da compra em que eles se encontram.
É recomendado que você desenvolva um bom mapeamento de conteúdo onde você possa criar ofertas, posts e outros tipos de conteúdo para atingir e engajar suas personas.
Fechando negócio
A última etapa é transformar leads em clientes. Este processo pode ser feito também por meio de conteúdo e ofertas atrativas. A diferença é que, uma vez dotado de informações de seus leads, você poderá criar um conteúdo exclusivo para eles e desenvolver uma relação mais direta entre empresa e consumidor.
Utilize técnicas como envio de e-mails, e-books, artigos e cartões exclusivos para efetuar a integração e fechar o processo de Inbound marketing. Organize seu conteúdo e crie novidades para atrair cada vez mais. Não esqueça de sempre realizar a manutenção e a atualização constante do conteúdo desenvolvido até o momento.
Pense sempre em inovar para criar novidades e atrair novos leads e recomeçar o processo de Inbound. É algo que nunca deve ser zerado, assim mais clientes serão prospectados e o seu negócio irá crescer.
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