Quando a sua empresa decide investir no marketing de conteúdo, um dos primeiros passos para construir uma comunicação efetiva, é criar uma persona para o seu negócio. E depois de descobrir para quem você está escrevendo, é o momento de identificar a jornada de compra do seu cliente. Mas como fazer isso? Não se preocupe! Hoje ensinaremos tudo para você.
O que é a jornada de compra?
A jornada de compra nada mais é que um guia. Nela, você consegue identificar em que estágio o cliente está no processo de decisão de compra. Portanto, é possível acompanhar todo o caminho que ele percorreu antes de adquirir um produto ou serviço da sua empresa. Então é importante fazer essa avaliação para produzir conteúdos adequados e uma comunicação mais assertiva.
Geralmente, a jornada de compra é dividida em quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Vamos entender melhor cada uma delas?
Aprendizado e descoberta
Na primeira fase, a pessoa navega pela internet, mas ainda não tem plena consciência do problema que deseja resolver. Ela sabe, apenas, que existe uma necessidade a ser suprida e, exatamente por isso, busca informações reais sobre. E quem vai disponibilizar as informações e ajudá-la? É isso mesmo! A sua empresa.
Nesse momento, é de extrema importância oferecer materiais relevantes que atraiam, eduquem e ensinem essa persona. Descubra qual é o problema dela e se baseie nisso para produzir textos, artigos, whitepapers, e-books etc. Busque despertar o interesse pelos seus produtos ou serviços.
Exemplo: O que é marketing de conteúdo?
Reconhecimento do problema
Nessa fase, o futuro comprador identifica que realmente tem um problema e começa a pesquisar mais sobre ele, a fim de encontrar uma solução. Portanto, produza conteúdos que resolvam esses problemas.
Exemplo: Como vender mais por meio do marketing digital.
Consideração da solução
Agora você deve criar um senso de urgência para que o comprador não deixe esse problema para depois, mostre que ele precisa resolvê-lo o quanto antes e, enfim, encontrar a solução. É essencial alimentar essa persona com informações que supram suas necessidades. Lembre-se que as conversões são feitas nessa etapa; é o momento de oferecer material (com conteúdo mais específico e aprofundado) em troca de algumas informações, como: nome, e-mail, cargo etc.
Exemplo: Como gerar leads qualificados?
Decisão de compra
Na última fase, o futuro comprador tem um interesse muito bem definido. A sua empresa ajudou ele em todo o processo e conseguiu resolver o problema que tanto atrapalhava a sua vida. Você passa a ter credibilidade para essa pessoa. E depois de toda a ajuda, por que não fechar o negócio?
Com conteúdo relevante e de qualidade você, com certeza, vai gerar muitas oportunidades e alavancar as vendas do seu negócio. Mas para isso, é preciso descobrir as dores do seu potencial cliente e criar materiais para solucioná-las. Separe conteúdos diferentes para cada etapa da jornada de compra, assim fica mais fácil identificar em qual estágio do processo a sua persona está. Não se esqueça de utilizar palavras-chave, elas também ajudam na identificação.
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