Como evitar que seu e-mail marketing caia no spam

Como evitar que seu e-mail marketing caia no spam

Um e-mail de spam é considerado aquele não solicitado e enviado em massa para uma lista de pessoas. Os filtros para barrá-los são criados e usados para identificá-los e impedir que cheguem às caixas de entrada.

Os filtros de spam avaliam e-mails e calculam um certo número de pontos com base em gatilhos definidos anteriormente no assunto e no conteúdo da mensagem. Os gatilhos podem ser determinadas palavras, frases ou formatação frequentemente encontradas em emails de spam. Quando um e-mail atinge um certo número de pontos, ele é encaminhado automaticamente para a pasta de spam.

Depois que um e-mail chega à pasta de spam, provavelmente nunca alcançará o destinatário de destino. E na maioria dos casos, o remetente nunca sabe o que aconteceu com seu e-mail.

Como evitar filtros de spam em seus e-mails

#1 Otimize o campo “assunto”

Fazer alguém abrir o e-mail é mais de 50% do seu trabalho. Portanto, copywriting sólido é essencial. Não há problema em manter a linha de assunto genérica, em vez de promissora demais, o que pode parecer exagerado.

Verifique se a linha de assunto é relevante para a finalidade e o conteúdo do seu e-mail. Não tente demais criar um senso de urgência ou oferta. Uma boa regra geral da Hubspot é a seguinte: se parece algo que um vendedor de carros usados diria, provavelmente é uma palavra que aciona spam.

Não use palavras ou frases semelhantes a “spam”, maiúsculas e pontuação excessiva. Usá-los em seu e-mail pode acionar um filtro de spam, principalmente se eles forem encontrados na linha de assunto do e-mail. Verifique os seguintes exemplos de assuntos que podem criar uma essência com spam;

  • “Isto é urgente!”
  • “Oferta exclusiva…”
  • “…Confira super oferta AGORA!”

#2 Encontre a frequência de envio correta

Outro motivo muito comum pelo qual os emails são enviados (injustamente) para a pasta de spam é que o destinatário simplesmente esqueceu quem você é. O envio de um e-mail uma vez a cada 2 ou 3 meses não é absolutamente aconselhável. Da mesma forma, se seus assinantes não reconhecerem o campo “De”, eles correm o risco de excluir sua mensagem, o que diminuirá sua taxa de abertura. Pior, eles podem ter esquecido que se inscreveram na sua lista e, portanto, marcaram você como spam.

Para evitar esse efeito, basta enviar seus e-mails com frequência suficiente para que seus destinatários não se esqueçam de você. A frequência ideal pode ser determinada após alguns testes. Assim, você define qual é o maior engajamento para cada segmento da sua lista. A maioria das empresas envia pelo menos um e-mail por semana. E, a princípio, esse é um bom ritmo de início.

#3 Mantenha uma boa proporção de “texto” para “imagem”

Uma imagem vale mais que 1000 palavras. Atualmente, temos algoritmos de leitura de imagens que podem reconhecer – e aprovar – o que há dentro de um e-mail, encerrando assim o spam automático militante que vimos uma vez. Mas isso não significa que os e-mails apenas com imagem são agora as práticas recomendadas.

Alguns filtros de e-mail marcarão seu e-mail como spam se não conseguirem reconhecer as imagens contidas nele. Às vezes, uma imagem simplesmente falha ao carregar. Otimize as dimensões e o peso das suas imagens. Verifique se as imagens que você usa são de qualidade alta o suficiente para serem exibidas perfeitamente em qualquer dispositivo em que o e-mail seja aberto. Portanto, confira se o seu e-mail é 100% responsivo.

 

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Até a próxima!

 

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