Nos últimos anos, o marketing digital tem crescido e mudado bastante. Com o Inbound Marketing, o profissional aponta as ações de marketing para públicos mais específicos utilizando mensagens mais eficientes. É necessário, portanto, diagnosticar o seu funil de marketing. E, com isso, entender o que se passa para direcionar suas ações com mais segurança e precisão, identificando as oportunidades e possíveis perigos.
Observe os pontos fortes e fracos. O objetivo é, então, construir uma abordagem de crescimento. Não se trata apenas de realizar uma venda ou crescer nos próximos meses, mas ter um crescimento previsível e sustentável. Neste sentido, se você não possuir metas claras de tráfego, conversão e vendas, você não conseguirá fazer uma análise e diagnóstico preciso.
Etapas do funil de marketing
Topo
O objetivo do topo de funil é identificar o problema do possível cliente, além de incentivar a busca pela solução. Lembre-se, então, que o seu cliente não está acostumado com os seus serviços. Portanto, não é necessário produzir conteúdo aprofundado.
Os conteúdos devem ser gerais: com uma linguagem de fácil compreensão e que ajude o leitor a visualizar as oportunidades que uma solução oferece. Assim, eles devem ser focados para atrair uma audiência maior, não necessariamente para qualificar o público.
Meio
Já no meio de funil, entende-se que a pessoa está por dentro do assunto que o seu conteúdo aborda. Agora ela está no processo de descobrir qual a solução do seu problema. Neste estágio, você deve mostrar para o visitante porque a sua solução é melhor que as outras.
A prioridade é transformar a pessoa em lead. O conteúdo pode ser mais técnico e que tire as possíveis dúvidas. Use formulários para recolher os dados das pessoas como nome, e-mail, empresa e cargo. Dessa forma, ficará mais fácil a identificação para torná-la um lead e, assim, produzir fluxos de nutrição e descobrir se ela é realmente um potencial cliente ou não.
Fundo
Aqui você deve convencer o lead de que ele precisa de você para saber mais sobre o assunto. É preciso, também, convencer que você tem o produto ideal para ele. Experimente apostar em materiais ricos. Como, por exemplo, webinars para explicar como sua empresa funciona, cases de clientes ou e-books. Estes são métodos que podem influenciar na decisão de compra.
Se você precisar de ajuda para a identificação de cada estágio da jornada de compra e de seu funil de marketing, considere contratar uma agência de marketing digital, especializada em Inbound marketing. Entre em contato com a Agência Fullen e saiba como podemos aumentar suas oportunidades de venda!