Com o avanço do marketing digital, conquistar clientes por meio dele deixou de ser uma opção. Essa passou a ser , então, uma estratégia para se posicionar de forma positiva diante do público-alvo. Portanto, para conquistar objetivos e cumprir metas, contratar uma agência de marketing digital é um acerto em cheio.
Ao escolher uma agência, é preciso um tempo para análise, pesquisar o mercado, comparar orçamentos e ver qual que se adéqua à sua necessidade. Listamos algumas dicas essenciais que farão diferença no seu sucesso. Veja abaixo:
Defina seus objetivos
O primeiro passo é entender sua empresa. Então, veja o seu plano de negócios e identifique quais são os objetivos de marketing para o ano. Analise o que precisa ser feito para atingir as metas. Elabore um plano de ação com as estratégias que serão utilizadas. Cheque o que a equipe interna pode executar.
As suas necessidades e expectativas definem os serviços que as agências devem oferecer e suas especialidades. Contudo, é papel da agência de marketing digital analisar seus objetivos, metas, público-alvo e ofertas e executar seu plano de ação.
Pesquise a reputação da agência e localização
É importante também prestar atenção em detalhes. Os serviços que foram agregados com o tempo nas agências, certificações e parcerias, premiações e notícias na mídia, por exemplo. Embora os serviços de marketing digital sejam aprovados à distância, é sempre bom marcar uma reunião para alinhar estratégias e definir planos de ação pessoalmente.
Cases de sucesso e briefing
Todas as agências de marketing digital possuem referências. Por isso, é importante pesquisar os segmentos que elas já atenderam para averiguar. É comum que antes de fazer qualquer tipo de proposta, a agência solicite um briefing, ou envie alguém para desenvolvê-lo juntamente a você. Somente a partir disso é possível desenvolver um trabalho de qualidade, que será guiado a partir de um planejamento desenvolvido com estas informações.
Conheça a equipe
Visite as agências para conhecer os colaboradores e sentir o clima organizacional delas. Referente ao histórico e as especialidades, vai de acordo com a capacidade técnica dos colaboradores. Portanto, pesquise sobre o currículo desses profissionais, suas certificações, premiações e referências de outros clientes. Isso não deixa de ser uma garantia de que você tem profissionais qualificados cuidando do seu negócio.
Caso a equipe responsável pelo seu marketing digital seja composta por recém-chegados no mercado, valorize determinação, vontade de crescer e profissionalismo.