Já é de conhecimento da maioria que, investir apenas em marketing convencional, não é a decisão mais inteligente. Nos últimos anos, o ambiente digital ganhou força e é aqui que grande parte dos consumidores estão – inclusive procurando por produtos ou serviços. É por isso que a sua empresa precisa estar inserida no meio digital, para atender às necessidades dos potenciais clientes. As pessoas precisam conhecer a sua marca, confiar nela para, posteriormente, fechar uma venda. Ok, agora você deve estar se perguntando: mas como divulgar minha empresa na internet?
Não existe uma fórmula mágica para isso acontecer, mas temos estratégias muito eficazes que, quando bem feitas, podem alavancar as vendas do empreendimento. Vamos conhecer quais são?
Como divulgar minha empresa? Tenha um site bem estruturado
Para que você possa vender produtos ou serviços e fazer com que a sua marca seja reconhecida por milhares de pessoas, o primeiro passo é criar um bom site. Ele precisa ser funcional e agradável esteticamente. Para isso, você deve se atentar à alguns detalhes:
Identidade visual da página: ela deve ter a cara da sua empresa e uma comunicação adequada para o seu público-alvo.
Contatos: deixe todos os contatos à vista do cliente. Eles têm de ser encontrados facilmente. Coloquei telefone, e-mail e o endereço da empresa.
Espaço para produtos e serviços: todos os seus produtos ou serviços devem ter descrições detalhadas e específicas. Dessa forma, o cliente encontrará o que precisa de forma rápida e simples.
Menus organizados: ninguém merece entrar em um site e se deparar com informações confusas, menus desorganizados e incompletos ou ter dificuldade de encontrar o que precisa. Quando isso acontece, grande parte das pessoas desiste da compra e procura a concorrência. Para que isso não aconteça com o seu site, deixe-o o mais organizado e simples possível. Aconselhamos que você crie categorias e separe as informações.
Se quiser se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, leia o artigo O que não pode faltar na criação de sites.
Use as redes sociais
Como divulgar minha empresa nas redes sociais? Essa é uma pergunta corriqueira no mundo corporativo. Sua resposta não é tão simples quanto parece, já que para manter uma página nas redes sociais é preciso ter dedicação e um bom planejamento.
O primeiro passo é decidir em quais canais o seu negócio precisa estar. Para você é mais vantajoso o Facebook, Instagram, Twitter ou Linkedin? Responda essa pergunta e comece a produzir os conteúdos. Se você ainda não sabe a finalidades de cada rede social, recomendamos que leia o artigo Social Media: quais redes sociais a sua empresa deve estar?
Lembre-se SEMPRE: os seus conteúdos tem de ser relevantes, suprir as necessidades ou resolver os problemas do seu público-alvo.
Crie um blog
Os principais objetivos do blog corporativo são atrair clientes e gerar mais vendas. Para isso você terá de fazer uma pesquisa aprofundada e descobrir quais são as dores do seu público-alvo. Com essas informações em mão, comece a produzir materiais que sejam de real interesse dele. Conteúdos que, como mencionamos no tópico anterior, supram suas necessidades e resolvam seus problemas.
Uma boa forma de fazer com que o material chegue à um número maior de pessoas, é utilizar as técnicas de SEO. Elas vão melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de buscas, atraindo mais potenciais clientes.
Além dessas, existem ainda outras estratégias eficazes. Nós podemos te explicar as vantagens de cada uma delas, o que acha? Entre em contato conosco e comece hoje mesmo a alavancar as vendas do seu negócio.
Esperamos que este artigo seja de grande ajuda! Até a próxima.