Uma campanha de marketing digital é feita para promover um novo produto ou serviço, começar ou reforçar branding ou apenas para gerar conhecimento e lembrança de marca. Existem diferentes ferramentas para uma campanha de marketing digital. A escolha por cada uma delas vai depender do seu objetivo com essa ação e da sua persona. Não adianta usar todas elas apenas para gerar awareness sendo que não é coerente com o propósito da marca em si e não vai ao encontro do comportamento da sua buyer persona.
O primeiro passo, então, para uma campanha de marketing digital de sucesso é definir um objetivo claro. Feito isso, volte à persona da marca e a buyer persona para verificar o que faz sentido neste momento. Só então você deve criar as peças para cada uma das ferramentas.
Ferramentas para campanha de marketing digital
E-mail marketing
Pode ser apenas um ou até uma série de e-mails. Assim que definir a comunicação da campanha, utilize nos e-mails. Mas não deixe de identificar a marca. Só assim o leitor sabe de onde veio e do que se trata. Procure fazer os e-mails com as Call to Action (CTA) adequadas e faça questão de produzir uma peça coerente.
Post em redes sociais
Parece que o post é de lei quando se trata de campanha de marketing digital. Essa é uma forma de impactar bastante gente. Lembre-se de fazer uma postagem clara e de acordo com a comunicação definida para a campanha. Outra coisa, postou, esteja disposto a responder. Dependendo da campanha, já tenha o SAC pronto para possíveis dúvidas. Uma estratégia interessante é impulsionar as publicações. Assim, você consegue definir segmentações de público específicas que serão impactadas pelo conteúdo. Com isso, você aumenta o alcance e ainda atinge um público mais parecido com o seu comprador ideal.
Facebook Ads
Com os anúncios do Facebook, você cria campanhas na rede social, no Instagram e ainda pode ser visto em outros apps parceiros. Aqui, o formato é diferente de post. Ele pode ser retangular (1200×628), pode fazer um carrossel e ainda stories para o Instagram.
A grande vantagem é que você alcança apenas o público definido na segmentação da campanha. Isso significa que só verá o conteúdo as pessoas que tiverem o perfil estabelecido. Outro benefício é a conversão. O Facebook Ads permite criar formulários e CTA que transformam audiência em lead.
Google Ads e Display
Comprando as palavras-chave adequadas para a campanha em questão, você pode atingir uma boa parcela do seu público alvo apenas em mecanismos de busca. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de palavra-chave mais específica para essa campanha, com alguns termos ainda pouco explorados pela marca.
Outra alternativa é o Google Display. A ferramenta permite que você crie anúncios com imagens que aparecem nas páginas de busca, em portais que usam o Google Adsense e ainda no YouTube. A segmentação é feita por você também. As possibilidades de filtro são enormes, o que torna a campanha cada vez mais assertiva.
Campanha de marketing digital na prática
O mais indicado é combinar as ferramentas. Assim, a chance de sucesso da campanha de marketing digital aumenta. Isso porque as personas são muito complexas. Por esse motivo que a segmentação é tão importante em todas as ferramentas e estratégias. Lembre-se apenas de sempre ser adequado ao que a sua marca prega e ao que o consumidor espera de você, ok?