O que é a Brand Persona?

Para saber quem é sua Brand Persona, o primeiro passo é se perguntar: Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Encare a sua empresa como se fosse uma pessoa. Brand persona é uma estratégia para essa personificação. A importância disso se dá na comunicação da marca. Então, antes de definir uma estratégia de linguagem, é essencial saber quem é a sua empresa.

Para isso, respondemos algumas perguntas sobre essa pessoa que representa a marca. Como, por exemplo:

  • Que tipo de personalidade, gostos, dificuldades, características ela teria?
  • Quantos anos? Tem filhos? É casado? Ganha bem?
  • Que tipo de expressões usaria? Quais redes sociais acompanharia? Curtiria blogs, revistas, jornal? Os três? Ou nenhum deles?
  • Adora esportes? Ou o negócio é gastronomia?

Parecem perguntas estranhas quando falamos de uma marca. Afinal, uma marca é uma empresa. E uma empresa é formada por processos, faturamento, serviços ou produtos, certo? Bom, não! Talvez há algum tempo as marcas tenham sido assim: um logo, um posicionamento de mercado, um bom produto ou serviço e voilà, temos uma marca!

Comunicação de hoje

Hoje em dia, a interação entre marca e consumidor é cada vez mais aberta, direta e pessoal. É preciso se relacionar cada vez mais. Para isso, é preciso ter uma voz.  E se personalidade e atitude são características bem importantes para se identificar o perfil de uma pessoa, por que que com uma empresa deve ser diferente?

Em outras palavras, é preciso humanizar sua marca e transformá-la em alguém, não em algo. E esse alguém é chamado de Brand Persona.

Definindo sua Brand Persona

A Brand Persona deve ter um nome. Isso mesmo que está pensando, um nome. João, Pedro, Márcia, Juliana, Demétrios… Além de um nome, como todo cidadão de bem, sua marca deve ter princípios e valores. Deve, como a vida de qualquer pessoa, contar uma história e dividir as dificuldade e alegrias do dia dia com outras pessoas que passam pelas mesmas coisas.

Assim, todos que se identificarem com essas histórias e valores estarão muito mais propensos a escutar o que essa pessoa tem a dizer e ao menos tempo também dividir histórias com ela, que no caso, pode ser sua marca.

Identifique a persona compradora

Se está sem saber por onde começar a traçar a sua Brand Persona, pense no seu público. A persona de marca deve ser um reflexo de sua buyer peronsa (entenda melhor sobre este conceito aqui). Um exemplo bom é de mulher grávida. Normalmente, as gestantes preferem conversar com outras gestantes, pois elas se entendem melhor. Então, quando for criar sua Brand Persona, pense em quem teria uma conversa mais agradável com sua buyer persona.