Atualmente, não se pode falar em construção de público e de novos clientes, sem atrelar isso ao marketing digital e ao marketing de conteúdo. Entretanto, poucos sabem que o primeiro passo para obter resultado online é saber ler e montar um relatório marketing digital.
Então, aqui vão algumas métricas para quem está pensando em melhorar suas ações online. Ou, até, inserir sua empresa no marketing online.
Veja agora as principais métricas de um relatório marketing digital
CTR
O CTR demonstra se seus anúncios estão agradando o público que você definiu como padrão na sua campanha. Isso porque ele mostra a relação entre pessoas alcançadas e pessoas que se interessaram pelo seu anúncio e clicaram nele.
Calcula-se, então, através de uma fórmula básica.
CPC
O CPC é o Custo Por Clique da sua campanha. No Google Adwords, é sempre importante analisar quais palavras e quais anúncios têm menor custo por clique, quais dispositivos e etc. Dessa forma, você pode otimizar sua campanha, deixando seu resultados online cada vez mais assertivos.
É ainda mais simples se chegar no CPC da sua campanha. Basta você usar a seguinte fórmula:
Usuários do Site
Esse número é relevante porque mostra quantas pessoas entraram no seu site ao longo da campanha, ou durante o período que você quer analisar no seu relatório marketing digital. Essa métrica você obtém por meio da ferramenta Google Analytics, a ferramenta de análise gratuita do Google.
Taxa de Conversão do Site
Esta mostra a efetividade da sua página de captura, ou do seu e-commerce. Nem sempre o problema da sua campanha está relacionado ao seu público ou a seus anúncios. Às vezes, é preciso melhorar a usabilidade do seu site ou até mesmo criar um novo site, caso a taxa de conversão seja muito baixa.
O cálculo de conversão é uma relação simples entre número de usuários e número de pessoas que entraram em contato ou compraram seu produto.
Custo por Conversão
Quando for analisar seu relatório marketing digital, não se esqueça de checar o quanto custaram as suas conversões. Isso é importante para as projeções futuras. E, acima de tudo, para saber se seu lead mais barato veio do anúncio 1 ou do anúncio 2, se é mais barato você investir em Google Adwords ou Facebook, por exemplo.
Para calcular o custo por lead, ou por compra que basta você seguir a seguinte fórmula:
ROI
E, finalmente, o cálculo de ROI, ou retorno por investimento. No final de toda ação ou período, você precisa saber qual foi o retorno que você teve em cima dos seus investimentos. Isso vai dizer se foi uma campanha saudável ou não para o seu negócio.
Com a seguinte fórmula você consegue chegar ao seu ROI:
A dica da Fullen para você que quer ter bons resultados com marketing digital é sempre se rodear de informações. Além disso, pare pelo menos 1 hora para entender bem a sua campanha. Caso trabalhe com uma agência de marketing digital, quanto mais feedbacks você puder dar, melhores serão os resultados da sua campanha.