As redes sociais devem ser utilizadas para atingir seu público e engaja-lo. É possível alcançar novas pessoas, conquistar clientes, fidelizar e até gerar leads por meio delas. Contudo, pouco adianta produzir e publicar um conteúdo incrível se você não tem quem os veja. Por isso, separamos algumas dicas de como conseguir seguidores no Instagram. Vale lembrar que não é obrigatório estar em todas as redes sociais. É preciso que a escolha das plataformas e a atuação faça sentido para a marca e para o público que você quer atingir.
Dados recentes mostram que o Instagram possui 800 milhões de usuários ativos mensais e 500 milhões diários. Ou seja, é uma audiência bem ampla e é possível tirar proveito de toda essa galera. Então, se a sua persona é parte desta população de heavy users, você deve abusar da plataforma. Aprenda como conseguir seguidores:
Produza conteúdo relevante
O Instagram é uma rede social de informação rápida. Prova disso é a popularidade dos stories e a lenta e baixa adesão ao IGTV. Ao produzir conteúdo, é preciso que ele esteja adequado ao que o usuário espera encontrar no Instagram. Uma dica legal é a de proporção 80/20. 80% do conteúdo deve ser informativo e apenas 20% sobre sua empresa. Então, quando for fazer um planejamento, procure pensar em posts que agreguem algo ao usuário. Essa é a regra número 1.
Hashtags, muitas hashtags (mas com sabedoria)
É possível seguir uma hashtag. As pessoas fazem isso para encontrar conteúdos de seu interesse de diferentes autores. Então, pode abusar das hashtags. São permitidas até 30 por post. Contudo, elas têm que fazer sentido. Não use a hashtag de um meme da moda, se o seu post não tem nada a ver com ele. Procure diferentes termos para sua área e termos que a sua persona poderia seguir ou procurar. Outra dica é manter as hashtags no idioma do seu público. Os termos em inglês tem maior procura e engajamento, mas é um público pouco qualificado e que não gerará conversões.
Dica: para o texto não ficar poluído, insira as hashtags no primeiro comentário.
Encoraje o relacionamento com a marca
As redes sociais fazem com que o consumidor se sinta ainda mais próximo da marca. Entretanto, se você deixar os seguidores no vácuo, eles vão se sentir cada vez mais desestimulados a interagir. Basta observar alguns cases, como da Netflix, muitas páginas ficam populares justamente por serem criativos em seu relacionamento com o cliente. Veja o que funciona com o seu público. Pode ser imagens de making of, memes, piadas, conteúdo educacional, as possibilidades são muitas. Você só vai saber testando.
Saiba utilizar todos os recursos
A rede social oferece diferentes possibilidades: postagem de feed, stories com botões de interação, IGTV, DM… É preciso saber como utilizar da melhor maneira tudo isso. Contudo, não existe fórmula secreta. Se a sua empresa estiver começando do zero, vale observar o que os concorrentes andam fazendo. Se não tiver concorrentes, é na tentativa e erro. Estude como sua persona se comporta no Instagram e faça testes. Lembre-se apenas que nem sempre a sua persona vai pensar como você e as expectativas são diferentes.
Tome a iniciativa
Se seu público não está te encontrando, vá atrás dele, pessoa por pessoa. Uma forma de fazer isso, é interagir com pessoas que seguem páginas similares a sua. Pode ser a do concorrente, ou até de empresa de outro segmento que a sua persona se interessaria. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas infantis, pode abordar pessoas que seguem veículos de comunicação sobre maternidade. Este é um processo trabalhoso. Existem algumas ferramentas de automação que fazem justamente isso, como a Social Rocket e o Gerenciagram.
Já sabe como conseguir seguidores, é hora de começar
Agora você já tem uma noção maior de como conseguir seguidores no Instagram. Vale lembrar que comprar seguidores não é a melhor saída. Você pode até alcançar números impressionantes, mas serão pessoas pouco engajadas e qualificadas para venda. A melhor forma é oferecendo o conteúdo correto que atraia pessoas sozinho. Então, faça um estudo do seu público, da ferramenta, inicie um calendário de postagens e mãos a obra!