Estratégias de marketing para a Black Friday

Estratégias de marketing para a Black Friday

A Black Friday é sempre uma loucura. É o dia em que os clientes ficam sedentos por compras e, claro, uma ótima oportunidade para você aumentar as suas vendas. Mas também é um dia repleto de competição entre as lojas. Então, como garantir que esses clientes escolham os seus produtos e não os da concorrência? Para aproveitar ao máximo essas 24 horas frenéticas, é importante ter se preparado bem. Portanto, considere fatores como: seu servidor pode lidar com a pressão? Suas campanhas estão exatamente como deveriam? Seu estoque está abastecido? Pense em tudo isso antes de entrar de cabeça na festa. 

Marketing até a Black Friday

Nos últimos anos, vimos uma tendência a aumento de preços justamente em novembro, mês da Black Friday. Isso acontece, entre outras coisas, porque muitas pessoas que até então não divulgavam seus produtos em plataformas como Facebook e Instagram, começam a anunciar durante esse período para chamar a atenção para suas ofertas.

Especialmente em alguns grupos-alvo específicos, os preços podem subir bastante até mesmo durante a  Black Friday. Públicos-alvo especialmente fortes, como mamães de primeira viagem, são muito populares entre os anunciantes. Por isso pode ser uma boa ideia ser um pouco criativo quando se trata de marketing.

Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday teve início em 2010 e, desde então, cada vez mais vem ganhando força no mercado. O faturamento das vendas no primeiro ano não chegou aos R$ 3 milhões. Em 2018, esse valor deu um salto para a casa dos R$ 2,6 bilhões, transformando-se em uma data fundamental no calendário dos lojistas.

De acordo com levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen, a expectativa para a Black Friday de 2019 no e-commerce é de faturamento acima de R$ 3 bilhões, com aumento de 18% em relação ao ano passado.

Cinco ideias para você tirar o máximo proveito da Black Friday

Prepare seus clientes para a Black Friday.

Prepare-se para a venda o mais cedo possível e informe seus clientes e visitantes com antecedência. É fundamental que você já tenha suas estratégias para a data devidamente traçadas. Mas lembre-se de sugerir a eles que procurem presentes, ideias e informações sobre produtos que você pode oferecer também fora da Black Friday.

Organize as próximas vendas.

Revise todos os seus produtos e planeje quais descontos você deseja conceder com antecedência, em vez de fazê-lo no último minuto.

Uma boa ideia é criar uma visão geral nas planilhas do Google ou no Excel. Aqui você pode fazer um esboço simples de suas próximas vendas. Escolha os produtos que deseja na venda e ofereça a eles um preço com desconto, bem como uma data de início e término. Dessa forma, você pode apenas verificar o plano em vez de entrar no jogo nos acréscimos. 

Teste e verifique se seu site pode lidar com uma crescente onda de tráfego.

Às vezes, muitos visitantes simultâneos podem fazer a página parecer lenta e, na pior das hipóteses, travar o seu site. Portanto, verifique com o seu provedor de hospedagem se ele consegue lidar com esse “pico” no tráfego.

Dê uma amostra grátis para a compra

Você tem um produto do qual mais consumidores podem gostar? Considere oferecer uma amostra dele em cada compra da Black Friday. Dessa forma, você aumenta suas vendas e a conscientização deste produto. Dessa forma, você recebe seu cliente para ajudá-lo a expandir seu público-alvo.

Automatize suas plataformas – antes e durante

O período da Black Friday pode ser recheado de estresse. Dessa forma, é importante começar com antecedência e planejar o curso inteiro de pelo menos uma semana antes da Black Friday.

Use todas as suas mídias – redes sociais, site, e-mail marketing, sms etc. A maioria dos serviços de marketing por email permite finalizar e agendar correspondências com antecedência. Caso não tenha um, recomendamos a Mautic. Igualmente, existem várias boas ferramentas para planejar suas postagens nas redes sociais. 

 

Seguindo essas dicas,seus clientes podem receber todas as ofertas primeiro e evitar os altos preços. Como consequência, você ganha a confiança deles e ainda aumenta a sua visibilidade. Caso precise de ajuda, venha tomar um café com a gente. Será um prazer ajudar.

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