Impressione seus clientes com uma apresentação criativa

Impressione seus clientes com uma apresentação criativa

Foi-se o tempo em que as apresentações precisavam ser monótonas e estavam limitadas ao PowerPoint. Hoje, existem diversas ferramentas para desenvolver uma apresentação criativa para captar o interesse do público. Por trás do conceito criativo está todo o trabalho de estratégia de comunicação como análise de contexto, inteligência competitiva, definição de metas e objetivos. Porém não pense que a parte imaginativa é limitada a exposição dos seus projetos. Ela precisa estar envolvida em todo o restante do trabalho. Dessa forma, você certamente transmitirá uma mensagem atraente, capaz de convencer, seduzir e converter seu público-alvo em perspectivas. 

Aqui estão algumas dicas de como utilizar o poder criativo para uma boa apresentação.

Como fazer uma apresentação criativa 

Substitua textos por imagens

Ao fazer uso de imagens em apresentações criativas e profissionais você tem a atenção do público no que importa, bem como mostra algo complexo de maneira simples. Você ainda aproveita a associação cognitiva para aumentar a conexão e compreensão da sua audiência. Só não se esqueça de usar imagens que tenham a ver com aquilo que você está apresentando, de forma com que cada elemento contribua para a mensagem que você quer transmitir. Utilize também infográficos para deixar a sua apresentação dinâmica. 

Cuidado com a quantidade de slides

Ter muito para mostrar em um slide é a maneira mais fácil para o seu público perder o foco. Isso é muito comum quando as pessoas estão usando gráficos ou tabelas. Certifique-se de incluir apenas um ponto ou ideia por slide de maneira sucinta.

Crie uma aparência visualmente consistente

Utilize slides mestres pré-criados para criar o mesmo tipo de tipografia, cores e imagens em todos os seus slides. Sobretudo, não estique uma foto de baixa resolução para ajustá-la. Use uma fonte que seja legível, que possa ser lida mesmo por quem está nos lugares mais distantes. Similarmente, fique atento também às cores. Elas provocam emoções e estão relacionadas a temas e indústrias. Se você já possui sua paleta ou combinação de cores e é importante destacar sua empresa ou marca pessoal, é claro que a coisa certa a fazer é usar essa paleta. Caso não tenha, evite cores em neon, que deixam as vistas cansadas. A cor azul, por exemplo, é útil para um público com um perfil executivo ou comercial.

Use referências da cultura pop

O uso de um meme ou a referência da cultura pop é outra maneira de brincar com seu público. Certamente, ele pode ser usado para levantar rapidamente um ponto sem dizer uma palavra ou criar um momento para se conectar com o público. 

Conte uma história cativante

Não subestime o poder do storytelling. São nesses momentos que a pessoa encarregada da apresentação tem uma oportunidade de ouro para envolver o público e contar uma história cativante. Dessa forma, provoca-se o sentimento de empatia com o público, já que uma história verossímil  prende a atenção de todos.

Faça perguntas em momentos cruciais

Uma pergunta interrompe seu ritmo regular de apresentação e ajuda a pontuar o que está dizendo como importante. Porquanto, uma pergunta transforma sua apresentação em uma busca ativa, onde o público pode explorar por conta própria suas respostas.

 

Agora que você viu que não é difícil construir uma apresentação criativa, coloque a mão na massa. Caso precise de ajuda, converse com a gente e venha tomar um café. Vamos adorar debater ideias e agregar ao seu negócio.

Compartilhe