A importância do briefing

A Importância do Briefing

Confira a Importância do Briefing!

Para que qualquer coisa aconteça ela precisa começar de alguma forma, certo?

Com projetos de marketing digital não é diferente.

É preciso definir uma persona (aqui falamos um pouco mais sobre brand persona), ter um planejamento, definir métricas e KPI’s, objetivos do projeto, planejamento de mídia entre outras muitas coisas que é preciso pensar antes de se começar um projeto.

Porém, antes de todas essas etapas citadas acima, ainda existe algo ainda mais embrionário: O Briefing.

Na verdade, para que as tarefas citadas sejam cumpridas, é preciso ter um briefing. É dele que se extrai todas as informações necessárias para se “pensar” no projeto, saber por onde começar, os caminhos a seguir e primeiras estratégias.

Ele serve inclusive para consulta antes de pensar em uma nova ação dentro do mesmo projeto.

O problema é que muitas vezes a importância do briefing acaba sendo tratada de forma secundária.

Isso acontece por vários motivos.

Pode ser por falta de interesse da empresa em responder, por culpa da agência que não pergunta tudo que precisa saber, por falta de tempo (esse é o pior, pois se não responde o briefing por conta desse motivo, pode apostar que mais para frente irá perder muito mais que tempo) entre outros motivos.

A questão é que um briefing bem resolvido antecipa problemas e alinha expectativas.

É preciso algumas informações básicas para se ter um briefing de qualidade, abaixo listei essas informações:

A Importância do Briefing
Confira a importância do Briefing

1. QUEM É A EMPRESA

É importante saber o histórico, de onde veio a empresa, seus valores e sua missão no mercado que atua.

2. OBJETIVOS

Nenhum trabalho deve ser feito simplesmente pelo fato de o fazer. É muito importante entender qual é o objetivo principal para se realizar determinado projeto.

3. PROPOSTA DE VALOR

O que a empresa, serviço ou produto tem a oferecer.

Que valor a empresa entrega ao seu consumidor?

Ajuda a resolver algum problema ou desejo?

Quais são os tipos de serviços ou produtos que ela pode oferecer para cada segmento que atua?

São informações que ajudarão na construção do conceito do projeto.

4. TARGET

O momento de entender quem é o público-alvo do projeto.

Principais características desse cliente, qual o perfil ideal, como é a forma que se relaciona com ele.

Uma etapa muito importante do projeto, principalmente para a construção da persona. (acesse aqui nossa matéria sobre o tema ou clique aqui e receba uma material prático e fácil para criar sua brand persona).

5. PRODUTOS E SERVIÇOS

Entender quais são os produtos e serviços, diferenciais, principais concorrentes, ticket médio, oportunidades e ameaças entre outras informações relevantes sobre o que será oferecido.

6. CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Mesmo no começo de um projeto é muito importante saber o que está ou então o que já foi feito. Tanto para aproveitar oportunidades, aprimorar o que já está dando certo como para saber o que já não funcionou para não cometer os mesmos erros.

7. CANAIS DE VENDAS  E FONTES DE RECEITA

Outra informação bem relevante para saber onde focar seus esforços em comunicação. Entender o processo de vendas, custo de aquisição de cliente, quantidade de unidades, venda online, projeção de vendas entre outras informações que ajudam muito a entender como o produto é vendido.

8. PRESENÇA DIGITAL

Essa etapa não serve apenas para projetos de marketing digital, afinal hoje em dia seja qual for seu modelo de negócio, não dá para virar as costas para o ambiente digital.

Se seu projeto for de marketing digital então, nem preciso falar da importância dessa etapa.

É fundamental saber uma quantidade média de visitas no site, se possui base de e-mails, e se possuir, se é qualificada ou pelo menos segmentada. Importante saber se hoje existe uma frequência de relacionamento com os clientes no ambiente digital e projetos para captação de leads entre outras informações relevantes.

Esses são alguns passos que todo briefing deveria seguir. É claro que pode adicionar outras etapas para ter ainda mais informações para iniciar seu projeto.

Resumindo, é importante “perder” o tempo que for necessário para preenchimento do briefing ou então para monta-lo e enviar ao cliente.

Não se pode traçar estratégias sem que isso esteja devidamente resolvido.

Se você é agência, não meça esforços para ter o máximo de informações possíveis, garanto que serão fundamentais para o sucesso de seus projetos.

Se você é cliente, capriche nas respostas, exagere nas informações e ajude a agência a te ajudar! Essa é a importância do Briefing.

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