Quem é o Consumidor de E-commerce Brasileiro?

Dia do Consumidor

Conheça o Consumidor de E-commerce!

Amanhã é o dia do consumidor e o mercado de lojas virtuais se agita novamente. Então resolvemos fazer um resumo geral sobre o consumidor de e-commerce no Brasil.

A verdade é que esse público não para de crescer. Ano a ano temos mais brasileiros realizando compras online, sinal de um amadurecimento do mercado e do consumidor de E-commerce. Abaixo temos um Gráfico que apresenta esse crescimento. Para se ter uma idéia, no último ano o mercado cresceu 22%, com um total de 48 milhões de consumidores.

Consumidor do E-commerce Brasileiro
Consumidor de E-commerce Brasileiro

Gênero do Consumidor

Em 2016 o sexo que mais consome passou a ser a mulher, até 2015 os homens lideravam as compras. No ano passado tivemos 1,5 milhão de mulheres a mais que homens.

Gênero do Consumidor do E-commerce
Gênero do Consumidor de E-commerce

Faixa Etária do Consumidor

A idade média do consumidor é de 43,4 anos, mantendo os números do ano anterior. Isso acontece muito em função da entrada de jovens consumidores, já que os consumidores frequentes ficaram mais velhos em relação a 2015. Olhando um recorte por faixa etária, o público entre 25 e 49 anos foram os que mais cresceram em 2016. Porém o consumidor entre 35 anos ou mais representam 69% desse público comprador.

Faixa Etária
Faixa Etária

Região do Consumidor

No Brasil o grande mercado consumidor é a região sudeste, porém em 2016 presenciamos um crescimento de outras regiões. O Sudeste que detém 60% dos consumidores, teve uma queda de 4% em relação a 2015, enquanto as outras 4 regiões tiveram crescimento. Olhando para esses números podemos ver que as outras regiões estão se desenvolvendo e a tendência é que a diferença entre sudeste e o restante do país diminua ano a ano.

Região do consumidor
Região do consumidor

Renda Familiar

Em 2016 houve um aumento da renda familiar muito em função do crescimento das classes A e B, enquanto a classe C teve uma queda no percentual total. Na média houve um aumento de 8% da renda.

Renda Familiar
Renda Familiar

Forma de Pagamento

A principal forma de pagamento em 2016 foi à vista, com um crescimento de 3% em relação ao ano anterior, ou seja, a maioria dos consumidores não querem mais se endividar.

Formas de pagamento do consumidor
Formas de pagamento do consumidor

E-Consumidor

Em 2016 aconteceram mudanças significativas nos clientes online, em 2017 a tendência é que essas mudanças continuem com o mercado online crescendo para novas regiões. Além é claro do aumento da oferta que trará novos produtos e novas possibilidades de compra para o usuário.

Veja também:

As vantagens do marketing digital x marketing tradicional

Conteúdo para as redes sociais: Não cometa um erro grave

O que é Brand Persona? Descubra quem é seu público

Fonte: Ebit

Compartilhe