8 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 8 8 Flares ×

A cada dia que passa um termo novo surge no Marketing para confundir sua cabeça, não é mesmo? Hoje vou falar sobre Mobile Marketing, que nada mais é que o conhecido de marketing feito em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Hoje esses dispositivos mobile andam com a gente 24 horas por dia. Duvida?

Sua marca está no mobile? - Fullen

E também estão em momentos que nem imaginamos…

Uma pesquisa realizada pela KRC Research, divulgada em Julho de 2015, mostrou algumas curiosidades sobre os usuários desses dispositivos móveis:

  • 6 em cada 10 usuários admitem que dormem com seus aparelhos;
  • 57% usam o aparelho no banheiro;
  • 1 em cada 6 usuários utilizam seus aparelhos durante o banho (é sério!);
  • 54% afirmaram que, caso houvesse um incêndio em sua casa, salvariam primeiro o aparelho e depois o pet da família (que situação…);
  • 40% guardam em seus aparelhos segredos que não contariam nem para seus melhores amigos (pode confessar, você também guarda).

E por que sua marca deve estar no mobile? A resposta está logo aqui em cima.

Porque sua marca também estará com seu consumidor durante todo o tempo. E é isso que queremos, né?

Porém, para estar nesse meio as marcas devem atualizar sua linguagem para web – alguns chamam isso de “hispterizar a redação” – ou seja, construir um conteúdo relevante e principalmente, saber aproveitar o “timing” das notícias.

A marca deve lembrar que o consumidor na internet NÃO É MAIS PASSIVO

Antes o consumidor assistia ao comercial de um produto que ele utiliza na TV e, gostando ou não, ele não podia expressar sua opinião. Hoje ele consegue EM SEGUNDOS! Enquanto ele vê o comercial na TV é possível espalhar sua opinião para milhões de pessoas, em tempo real!

Compartilhamento, curtidas, comentários, tudo isso conta como relevância em um simples post e quanto mais o número cresce, mais pessoas tem acesso aquela crítica/opinião.

E pronto… basta um post disseminado para diversas pessoas que sua marca já pode estar sendo difamada. Por isso, ela precisa estar ligada e monitorar essas opiniões para poder reagir e gerenciar essa crise.

Quer mais motivos para sua marca estar no mobile? Lá vai alguns números para você:

  1. 109,3 milhões de pessoas utilizam dispositivos móveis no Brasil;
  2. 73,3 milhões de usuários de Smartphone;
  3. 12,2 milhões de usuários de Tablet;
  4. 71% da população tem acesso ao 4G.

Dados retirados do ComScore em Fev/2017.

E pra finalizar, a marca não pode esquecer de medir os resultados das campanhas mobile

Mas como fazer isso?

O ad viewability (visualização de anúncio) é uma métrica de campanhas que considera apenas os anúncios de fato vistos por usuários. É uma tendência do mercado digital atual que permite a mensuração de impressões visualizadas. Para a marca anunciante é uma garantia de que um anúncio teve a oportunidade de ser visto e não apenas exibido.

Outras métricas mobile:

Time spent

É a métrica mais relevante para os anúncios em publicações mobile. Representa o tempo voluntário de engajamento do leitor com a peça publicitária, com a marca e com a mensagem veiculada.

Taxa de views

Disponibiliza a quantidade de impactos que a peça gerou e % de visualizações efetivas, o que torna um View diferente de um carregamento de peça ou Impressão, já que é contabilizado a partir do 2º segundo de permanência do leitor na peça.

Frequência média

Demonstra quantas vezes o leitor interagiu com a mesma peça veiculada por inserção/veiculação, em uma edição. Representa a possível multiplicidade dos impactos da comunicação e fixação da Marca ao demonstrar que a mensagem anunciada foi bem recebida, gerando mais de um engajamento com peça.

Fique ligado aqui no Blog da Fullen que em breve falaremos sobre os recursos do Mobile Marketing. 😉

Fique sempre atento aos conteúdos postados em nosso blog. Assine nossa News e acompanhe diversos conteúdos que irão ajudar a desenvolver o marketing digital da sua empresa.

Aproveite também para conhecer nossos materiais educativos.

Quer saber como pode melhorar os resultados da sua empresa no marketing digital? Clique aqui e fale com um dos nossos consultores.