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Em uma reunião com um cliente levantei a seguinte pergunta: “Mas qual é o seu objetivo com esse projeto?” a resposta foi: “Quero vender mais. Simples e fácil não é mesmo?”
A realidade é que no mercado do digital vender é uma consequência do conjunto das ações que a sua marca realiza com o seu público alvo.

Basicamente é preciso seguir por um caminho onde em algum momento da jornada de compra do seu consumidor alvo – vocês se cruzem. Mas como fazer isso? Tornando-se referência no assunto buscado, trabalhando temas que são do interesse dele e que tenham haver com a sua marca.
O objetivo é criar um relacionamento de confiança com o seu consumidor. Saber o que ele quer e ter a resposta que ele precisa, oferecendo sempre algo de valor para ele.

Relacionamento do cliente com a sua marca

Estamos em uma nova era de relacionamento com o cliente onde as possibilidades de compra são infinitas e para que o consumidor sinta confiança no seu produto ou serviço ele deve criar um relacionamento com a sua marca.

Afinal, você não aceita nada de um desconhecido na rua, não é mesmo? Porque deveria confiar o seu suado dinheiro a uma empresa que você não conhece e promete algo online que você não consegue tocar, sentir, ver de perto, ver a qualidade?

Em contrapartida, temos um levantamento do Total Retail 2016, da PwC, no qual afirma que 38,2% dos brasileiros têm o hábito de fazer compras online todos os meses. Ou seja, milhares de pessoas estão confiando em marcas online que podem oferecer o que elas querem, sem ao menos conhecê-las.

Mas como as marcas conseguem isso?

O segredo está nas empresas que viraram pessoas e vozes nas mídias digitais para: ouvir, falar, se relacionar, ajudar a resolver problemas e estar sempre ativas quando o seu consumidor estiver conectado. Estão pesquisando mais do seu consumidor, estão sabendo o que eles querem e em como ter o que eles querem. Estão investindo em formas de mostrar o quanto são relevantes e entendem dos produtos e serviços que oferecem e só conseguem isso estando próximos dos consumidores.

Você pode investir muito dinheiro em anúncios do Google, Facebook, portais e tudo mais. Mas se a sua empresa não estiver disposta a ouvir e se relacionar com o seu consumidor, não adianta estar no meio digital.

Quando perguntamos: “qual é o objetivo da empresa?”, o que precisamos saber vai além do volume de vendas. Precisamos saber se a sua empresa quer ser referência no mercado. Quer ser uma marca famosa? Uma porcentagem de crescimento? Que tal atender novas praças? Ou quem sabe encontram pessoas que se interessem pelo seu produto?

O marketing digital permite que foquemos nos objetivos, público alvo e ajudemos a construir uma empresa que faça a diferença na vida do seu consumidor. Quando ele precisar de algo relacionado a sua empresa ele saiba que pode contar com a sua empresa – esse é o objetivo de maior valor para uma marca; ser relevante na vida do consumidor.

O pensamento que você tem que ter hoje é saber o verdadeiro objetivo da sua empresa. E o mais bacana de tudo é que queremos fazer esse objetivo se cumprir e trazer desafios com objetivos maiores e melhores para a sua empresa.

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