0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Em um mundo cada vez mais digital, o marketing não poderia ficar para traz. Inovou e se adaptou ao novo segmento.

Porém o marketing convencional e o marketing digital se complementaram.
Fazendo com que as mídias tradicionais não perdessem totalmente seu prestígio.
Vamos falar um pouco sobre cada uma:

Marketing Convencional

Marketing Convencional

Marketing Tradicional ou Convencional.

O marketing tradicional leva em consideração os 4 P’s:
Preço: o seu preço em relação ao mercado;
Praça: onde o seu produto/serviço atua;
Promoção: como, onde, quando e porque o seu produto está sendo visto;
Produto: análise do seu produto e as soluções que ele propõe.

Basicamente uma preocupação externa de como o seu produto está sendo apresentado sem tanto controle sobre a efetividade que você tem com as ações realizadas.
É claro que é possível se mensurar os resultados com mídias como TV, jornal, Revista, Panfletagem entre outros. Mas esse resultado não é exato e dificilmente conseguirá determinar qual desses canais trouxe mais resultados para que possa direcionar seus investimentos.
Outro problema é que no geral, investir nessas mídias pode ser caro. Difícil investir em algo que você não possui tanto controle. Depois que mandou o anúncio para o jornal ou então quando mandou produzir os folhetos e entrega-los não há muito o que fazer. É torcer para que os resultados venham.
As correções de rota só acontecem depois que a ação já ocorreu e para realizar mudanças será necessário produzir de novo o material pensando de outra forma.

Marketing digital

Marketing digital

Marketing Digital

No Marketing Digital há uma grande diferença no planejamento: a segmentação do público de acordo com seu objetivo de campanha.
Você consegue atingir o target certo na mídia certa. Com uma segmentação bem feita e escolha certa dos canais, você só alcançará o público que você quer vender. Proporcionando uma análise de performance, mensuração de resultados, impacto e engajamento dos consumidores com a campanha.
Os custos do Marketing Digital são em geral, menores do que o Marketing tradicional, desde produção, execução e necessidade de verba de mídia.
Além disso, há uma agilidade maior para veicular ou alterar as campanhas no ambiente digital por meio das mídias sociais ou links patrocinados, por exemplo.

Formas de Análise

O digital, proporciona uma análise de ROI – Retorno Sobre Investimento – sobre os anúncios e conversões que as campanhas de mídia proporcionam; no marketing tradicional esse número não é preciso como já dissemos acima, o que dificulta a análise da efetividade.

Ferramentas como o Google Analytics e o Facebook ADS, facilitam esta análise dos resultados online. Proporcionando uma resposta instantânea e até possibilidade de mudanças de rotas.

Outra vantagem do Marketing Digital é a interatividade, o seu consumidor é ativo, participante e você consegue acompanhar a reação, solucionar problemas e estar em contato frequente, sabendo as rotas que deve seguir. Diferentemente de um outdoor, um anúncio de jornal ou revista, em que não é possível saber exatamente qual é a reação do consumidor ao vê-los.
A divulgação virtual gera uma resposta quase que em tempo real.
Para facilitar, realizamos uma lista das 5 vantagens do marketing digital:

1- Interatividade direta com o público
2- Mensuração dos resultados
3- Segmentação voltada para melhor atingir o público-alvo
4- Os custos e investimentos são menores.
5- Melhor resposta sobre o ROI – Retorno sobre investimento

Porém é possível atingir ambos universos ao mesmo tempo através de um bom posicionamento de marca e uma campanha estruturada.
Para isso, é preciso que os dois mantenham um diálogo na busca pelos resultados esperados.