0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Atendimento. Eis aqui a função que possui nome de outra função, mas ainda sim tem o nome correto da função.

Confuso? Imagina para nós que temos que explicar o que é Atendimento o tempo todo?

Atendimento; Atendimento publicitário; Account Handler; Executivo de contas. São esses alguns dos nomes dessa função maravilhosa que faz toda a comunicação entre o cliente e os departamentos internos da agência.

Ele é o responsável pela relação entre agência e cliente; os prestadores de serviço (as agências) devem “atender” o cliente em suas necessidades de comunicação e, muitas vezes, mais do que isso, o atendimento deve responder pela tarefa de administrar a conta do cliente.

As principais (e importantíssimas) características que o atendimento deve ter podem se resumir em: ter desenvoltura, ser uma pessoa bem relacionada, proativa, gentil, curiosa, comunicativa e paciente, mas além de tudo isso, deve saber se posicionar.

É muito fácil e prazeroso dizer “SIM” para qualquer solicitação do cliente, porém, devemos sempre lembrar que o Atendimento também tem que ouvir o lado da agência, até onde ele pode ir, quais suas limitações e claro, saber lidar com prazos.

Deixo aqui alguns itens que acredito ser essencial para exercer a função de Atendimento muito bem:

Não prometer prazos que não podem ser cumpridos

Respeitar sempre o prazo dos departamentos da agência

Preencher um bom briefing, tanto de criação como de mídia

Saber ouvir o cliente, mas também analisar se suas solicitações são eficazes e próprias para aquele momento/ação

Estudar sobre o cliente e o mercado em que ele está incluído

Dar sugestões e conselhos sobre cada ação a ser tomada

Saber, no mínimo, o básico de cada departamento da agência

Em resumo, um bom profissional dessa área deve oferecer confiança, afinal, toda e qualquer solicitação que o cliente faz, o atendimento deve dar uma resposta certeira e, caso não saiba a resposta, deve fazer o cliente confiar que realmente essa resposta virá o quanto antes.

Vamos aos fatos:

A ação deu certo? Parabéns ao Atendimento.

Vitória.

A ação deu errado? “Atendimento, vem aqui…”

E agora?

Brincadeiras à parte, a pessoa que exerce essa função é o representante do cliente quando está no espaço físico da agência e quando está no cliente é a agência.

A responsabilidade dessa função é tão grande mas ao mesmo tempo muito encantadora, pois todos os esforços são voltados para um mesmo propósito: o sucesso do cliente e, consequentemente, da agência.