0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Um dos elementos mais importantes na publicidade são as cores. Podemos alterar todo um contexto da imagem de uma empresa apenas com a combinação correta que representam sua marca. Por isso decidimos falar sobre a importância das cores na publicidade e quais são as melhores opções para cada ocasião.

Um exemplo bem evidente é o uso recorrente do vermelho, uma cor que estimula a fome além de representar a paixão, em logos de restaurantes e fast food.

exemplo de logos vermelhos

exemplo de logos vermelhos

E o uso do azul, uma cor que representa confiança, honestidade e lealdade, frequentemente usado nos logos de marcas de carro.

exemplo de logos azuis

exemplo de logos azuis

Mas afinal, o que é a cor?

A cor é um comprimento de onda transmitida pelo espaço e que são perceptíveis de forma diferente entre espécies diferentes. Por isso que a cor que o ser humano enxerga é uma cor totalmente diferente que um cachorro enxerga.

visão de humanos X visão de cacharros

visão de humanos X visão de cacharros

A influência e como usar as cores na publicidade.

Um artigo escrito por Ashley Karr, uma pesquisadora e UX designer da Universidade da Califórnia, defende a influência que a cor tem nas pessoas. Segundo a pesquisa, a cor pode aumentar a memorização, recordação e reconhecimento em um projeto, criando um design mais eficiente, mais claro e mais fácil de ser entendido. Por isso é muito importante entender a importância da cores na publicidade e saber identificar onde usar cada uma delas.

exemplo de separação de categoria por cores na publicidade

exemplo de separação de categoria por cores na publicidade

 

Além disso, as próprias cores podem afetar nossas emoções e humores graças aos significados que atribuímos a elas. Podemos usar uma cor para estimular um sentimento especifico. Além do vermelho e do azul já mencionados temos:

 – O verde que representa a natureza, saúde e a vida.

 – O roxo que representa algo mágico, fantasia e vaidade.

 – O laranja que representa alegria, sucesso e vitalidade.

 –  O rosa que representa romance, ternura e ingenuidade.

–  O amarelo que representa descontração, otimismo e calor.

– O branco que representa paz, pureza e limpeza.

– O preto que representa respeito, isolamento e medo.

Com cada cor tendo um significado, é de extrema importância que se pense com cuidado qual vai ser a mensagem que queremos transmitir, pois se a cor errada for usada uma mensagem totalmente errada pode ser comunicada.