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O ROI (Return over Investment ou Retorno Sobre investimento) é um indicador que permite saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento. Dessa forma, fica claro qual deles vale a pena e qual está dando prejuízo.

Muitas empresas cometem o erro de investir em campanhas de marketing e não calcular o ROI, ou seja, elas não têm noção nenhuma das métricas e dos resultados obtidos e, às vezes, acabam perdendo dinheiro.

Listamos os principais problemas gerados por não calcular o ROI das ações de marketing

Veja se a sua empresa se encaixa nessas situações:

Você não alcança os resultados esperados e não sabe o que está dando errado

A sua empresa gasta muito dinheiro com marketing e você não vê o retorno esperado, além de não ter a mínima noção do que deu certo e do que deu completamente errado. Nessa situação, como você vai resolver o problema? É impossível, já que você não sabe por onde começar. Não existem informações que comprovem a eficiência das ações.

Você não tem controle de qual mídia é ou não eficiente

Quando você não tem noção dos resultados das ações de marketing, é bem provável que insista em investir em mídias que deram prejuízo no passado e continue (infelizmente) perdendo dinheiro – é o que pode acontecer com quem assume o risco de não calcular o ROI.

É impossível saber se todos os investimentos em ações de marketing são positivos

As empresas que não têm a cultura de calcular o ROI, não conseguem controlar os KPI’s do marketing, ticket médio, LTV (valor de tempo de vida do cliente), CAC (custo por aquisição do cliente), a margem de lucro e vendas por categoria. Sendo assim, não é possível ter a visibilidade da sua receita e nem identificar se todos os canais trazem retorno positivo para o negócio.

Você perde muito tempo para conseguir um relatório das ações porque as informações estão “perdidas”

Você poderia investir o seu tempo em ações práticas, tomadas de decisões ou criando estratégias, mas está perdendo tempo tentando reunir os dados (descentralizados) que você tanto precisa referente as ações de marketing. Esse é outro sinal de improdutividade na gestão.

Percebeu a importância de calcular o ROI? Ele ajudará você a conduzir melhor os investimentos (sem perder dinheiro) em ações que sejam realmente eficazes. É uma forma de identificar o que é e o que não é bom para o seu negócio, fazendo com que as campanhas de marketing sejam mais objetivas e gerem grandes resultados.

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